Publicidade

Rinoplastia caseira: quais os riscos das técnicas de afinamento que vêm viralizando nas redes sociais?

Paciente que realizou rinoplastia caseira, a partir de vídeos no Youtube, foi internado com uma série de problemas; especialista explica erros e riscos das técnicas virais

Paciente que realizou rinoplastia caseira, a partir de vídeos no Youtube, foi internado com uma série de problemas; especialista explica erros e riscos das técnicas virais
Otorrino explica erros que rinoplastia caseira provoca – Freepik

Na última semana, um homem foi internado, em São Paulo, após realizar uma rinoplastia caseira. Segundo seu relato, ele realizou o procedimento sozinho depois de ter assistido um vídeo no Youtube, que ensinava a “técnica”.

Publicidade

O paciente contou à polícia que usou um anestésico veterinário, álcool 70%, sutura com fio absorvível e super-bonder. Ele ainda relatou que não limpou o sangue para “evitar complicações e não abrir os pontos”. No entanto, ele foi admitido no hospital com um caso grave de infecção.

Dr. Eduardo Landini Lutaif Dolci, otorrinolaringologista e professor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, explica os riscos do procedimento realizado em casa e por não profissionais da área. “Os riscos são infecções, que podem ser de simples ou até mais severas, e os riscos relacionados ao nariz já que o paciente pode apresentar, futuramente, deformidades estéticas e/ou funcionais irreparáveis”, revela.

Além disso, o profissional não deixou de fazer um alerta a respeito de técnicas de afinamento que também vem viralizando nas redes sociais. O slim nose, por exemplo, é muito viral por prometer afinar, em poucos dias, o nariz apenas com massagens e técnicas. “Também não é recomendado porque são por profissionais que não são capacitados, não são habilitados, não tem conhecimento anatômico da região do nariz”, explica.

Rinoplastia caseira: Qual a melhor técnica para afinar o nariz, então?

O doutor, portanto, indica, para aqueles que buscam, a melhor técnica para afinar o nariz. “O ideal é procurar um profissional médico, especializado em rinoplastia. Passar em consultar, ver qual a avaliação médica, entender seus objetivos e suas queixas, e assim chegar no consenso do que é melhor para você”, aponta.

Publicidade

Em alguns desses casos, então, a melhor opção é a intervenção cirúrgica, a rinoplastia. “Indica-se esse procedimento para pacientes que possuem obstrução nasal, deformidades congênitas, fraturas ou queixas estéticas”, relata.

Mesmo assim, ele alerta para que se tenha um cuidado de quando realizar e porquê: “é importante que a/o paciente já tenha o desenvolvimento completo da face”, revela. “Isso pode variar em cada paciente, mas geralmente ocorre após os 15 anos em mulheres e 16-17 anos em homens”.

Por fim, ele destaca a cirurgia quando realizada para tratamento respiratório e não estético. “A rinoplastia pode ajudar pessoas que sofrem com obstrução nasal crônica e respiração oral. Quando a cirurgia é feita com objetivos funcionais, a rinoplastia visa melhorar a função primordial do nariz, a respiração, auxiliando em uma melhora na qualidade de vida dos pacientes”, finaliza.

Publicidade