Na última quinta-feira, 08 de setembro, após o falecimento de sua mãe, rainha Elizabeth II, o príncipe Charles logo se tornou o novo rei. Nomeado como rei Charles III, ele se tornou o mais velho da história ao assumir o trono, aos 73 anos.
E, apesar de sua mãe ter falecido aos 96 anos, suas condições de saúde são um fator a se considerar, uma vez que ele assumiu a coroa mais velho que o usual. Recentemente, então, algo que chamou atenção da mídia e causou preocupação na população foi em relação ao rosto avermelhado do rei Charles.
Apesar de parecer algo sério, o monarca apenas sofre da condição de pele chamada rosácea, que acomete cerca de 45 milhões de pessoas pelo mundo e 10% da população brasileira.
O que é rosácea, que deixa rosto de rei Charles III avermelhado?
A doença de pele tem como principal sintoma a vermelhidão por, principalmente, o centro da face. Além disso, por conta dos vasos sanguíneos aparentes, ela também pode causar erupções pela pele e secura e dor nos olhos.
Sem causa conhecida, ela acomete principalmente mulheres, entre 30 e 50 anos, sendo mais comum também em brancos com origem europeia.
Ela não apresenta riscos a saúde, mas também é interessante mantê-la sobre controle, com os tratamentos indicados por dermatologistas. Mesmo assim, não há cura para a rosácea.
Para controlá-la é interessante recorrer a produtos para pele sensíveis, uma dieta equilibrada com alimentos, principalmente, fontes de fibras e antioxidantes. Em casos mais graves, vale a pena ir atrás de profissionais que possam indicar medicação oral ou até tratamento com lasers.
Siga a Viva Saúde no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!