Quais as possíveis causas da hepatite misteriosa em crianças? Estudos avançam na busca
Alta de casos de hepatite misteriosa preocupam por todo o mundo e estudos avançam na busca pelas causas para a doença
Alta de casos de hepatite misteriosa preocupam por todo o mundo e estudos avançam na busca pelas causas para a doença
Desde abril, sem quaisquer causas, uma hepatite misteriosa, doença que atinge o fígado, vem acometendo crianças de todo o mundo. Segundo levantamentos realizados, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já registrou 1010 casos, em que 46 realizaram transplante do órgão e sendo 22 mortes pela doença sem causa.
Em primeiro momento, pesquisadores acreditavam que a doença tinha relação com casos de gastroenterite, causadas pelo subtipo 41 do adenovírus. No entanto, novo estudo, realizado pela Universidade de Glasgow e pelo Great Ormond Street Hospital em Londres, revelou que a doença misteriosa também pode ter ligação com outro vírus, o adeno-associado 2 (AAV2).
Segundo a pesquisa, em 96% dos casos analisados registrou-se a presença do vírus. Assim, ele teria causado raras, porém graves, complicações hepáticas.
Apesar disso, os responsáveis pelo estudo afirmam que ainda não se sabe se esse AAV2, encontrado nas crianças, é de uma infecção anterior de adenovírus ou realmente a causa do problema. Mesmo assim, eles reafirmam a importância de mais estudos na área, antes de qualquer conclusão.
Por fim, eles ainda não descartam que a coinfecção com o AAV2, ou um adenovírus, ou ainda o vírus da herpes HHV6, sejam uma possível causa para hepatite de origem desconhecida.