Publicidade

Power Couple tem desentendimento por mau hálito; Problema é sempre falta de higiene?

Dentista explica como o chamado “bafo” pode ser reduzido até mesmo com o consumo correto de água; Veja mais sobre!

Dentista fala sobre mau hálito
Dentista fala sobre mau hálito – Foto: Reprodução/Record TV e Freepik/freepik

Durante o Quebra-Power, na noite do último domingo (5), no reality Power Couple, o ator Mussunzinho acusou Brenda Paixão de ter bafo, desestabilizando a participante depois da briga. “Você gritando parecia que tinha um bicho morto”, disse o filho de Mussum dando a entender que Brenda levantava o odor enquanto falava. De acordo com a Associação Brasileira de Pesquisas dos Odores Bucais, quatro em cada dez brasileiros possui o mesmo problema que a participante.

Publicidade

Muitos acham que o mau hálito está ligado a falta de higiene bucal, mas a dentista Rita Ventura afirma que nem sempre essa é a causa do problema. “Não acontece só pela falta de escovação, o bafo também pode ser genético ou uma tendência natural da pessoa. Pode ocorrer por insuficiência renal, por diabetes descontrolada, por refluxo gastroesofágico e até por conta do estresse, explica.

A reação do público por conta do comentário de Mussunzinho não foi positiva. “O povo acha graça disso mas não sabe se a pessoa tem uma doença ou um problema”, apontou um internauta. “Mussunzinho jogando baixo! Isso é humilhante e ainda mais por ser em rede nacional”, disse outra internauta indignada com a situação.

MAU HÁLITO PODE SER PROVOCADO POR CONCENTRAÇÃO DE BACTÉRIAS

Rita explica que, na maioria das vezes, o mau hálito é provocado pela saburra lingual, uma concentração de bactérias que surge tanto pela condição do paciente ou tanto pela falta de higiene. Ela é feita por uma camada branca-amarelada que fica na superfície da língua, formada por bactérias, células descamadas e também por restos de comida. Ao se tornarem cada vez mais presentes na boca, o odor começa a surgir, formando assim o bafo.

“Além de ser benéfico para a saúde em geral, para o organismo do paciente, o consumo correto de água evita a boca seca, que também é uma forma de surgimento do odor. Isso acontece porque a saliva auxilia na remoção de partículas e resíduos que se encontram no local. Com a boca seca, essa ação não acontece”, Rita afirma.

Publicidade

A alimentação pode ser uma grande ajuda para evitar que o mau hálito ocorra, comer de três em três horas auxiliam na prevenção, já que um longo período de tempo de jejum pode gerar o odor bucal. Já na questão da boca seca, o álcool e o cigarro são grandes fatores que geram o ressecamento da boca, então é melhor evitá-los. Os alimentos fibrosos, como a cenoura e a maçã, ajudam na limpeza dos dentes e evitam que tenha o acúmulo de resíduos no local.