saude   / Entenda o caso!

Por que a frequência cardíaca é tão importante nos treinos?

Muitos professores e profissionais da saúde focam na frequência cardíaca para avaliar seus alunos

Viva Saúde Publicado segunda 11 janeiro, 2021

Muitos professores e profissionais da saúde focam na frequência cardíaca para avaliar seus alunos
Frequência cardíaca - Pixabay

Quando vamos fazer um exercícios, tantos os professores, os educadores físicos falam para prestar atenção na frequência cardíaca durante a atividade.

Inclusive, muitos relógios inteligentes e aplicativos conseguem mostrar a frequência, mas você sabe o porquê é tão importante esse dado?

+++LEIA MAIS: Triste marca! Mundo supera os 90 milhões de casos de Covid-19
 

Bom, segundo o médico Fernando Torres, diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), em entrevista para o portal Minha Vida, existe uma relação entre a intensidade dos exercícios físicos e a frequência cardíaca.

Assim sendo, a qualidade do treino depende da frequência cardíaca. Por isso, monitorá-la é um importante fator, já que existem diversos exercícos em vários "níveis", com frequência baixa, moderada e alta.

Portanto, ter uma medição se torna fundamental, tanto para ver a sua intensidade e se há sinais de um problema. 

Quando os limites da frequência cardíaca são ultrapassados, o corpo também começa a manifestar as consequências da exigência física com dores musculares e, em casos extremos, mal-estar, tontura e lesões.

Por isso, antes de qualquer exercício, é imprescindível que haja um exame médico preliminar, para detectar possíveis restrições.

 

Último acesso: 16 May 2021 - 21:42:24 (1265).