saude   / Alimento do bem

Pepino ajuda a hidratar o corpo e aumenta saciedade; Veja 5 benefícios e como consumir

O vegetal também é fonte de vitaminas A, C, K e do complexo B

VIVA SAÚDE Publicado quinta 3 dezembro, 2020

O vegetal também é fonte de vitaminas A, C, K e do complexo B
Pepino ajuda a hidratar o corpo e aumenta saciedade; Veja 5 benefícios e como consumir - Freepik

O pepino é bastante popular no picles e em saladas, por ser um alimento refrescante com sabor suave e marcante. Ele se destaca por ter poucas calorias, bastante água e fibras solúveis em sua composição!

O vegetal também é fonte de vitaminas A, C, K e do complexo B e contém minerais como magnésio, potássio, fósforo, cálcio e manganês, além de antioxidantes.

No Brasil, os tipos mais comuns são o aodai, que é verde-escuro de casca lisa, o caipira, que é mais claro e com estrias brancas, e o japonês, que é verde-escuro brilhante, mais fino e alongado e com saliências na casca. Apesar da variedade, tanto os nutrientes quanto os benefícios são semelhantes. Confira quais são eles:

+++ VEJA TAMBÉM: B12, a "supervitamina": Saiba o que é e como ela pode ser vital para o organismo

+++ VEJA TAMBÉM: Você sente fome com frequência? Isso pode ser um sinal de que você precisa comer mais proteínas

Faz bem para os ossos

Por ter vitamina K, o alimento também é benéfico para a saúde dos ossos. Sabe-se que baixos níveis desse nutriente causam osteoporose e o aumento do risco de fraturas. A explicação para isso estaria no fato de que a vitamina também ajuda na metabolização do cálcio nos ossos.

Melhora o intestino

O pepino contém fibras, principalmente a pectina, tipo de fibra solúvel, que melhora o trânsito intestinal e diminui a prisão de ventre. As fibras são responsáveis por reter água e aumentar a quantidade do bolo fecal, acelerar o movimento dos músculos intestinais, ao mesmo tempo em que alimentam as bactérias benéficas no intestino. Tudo isso facilita a eliminação das fezes e o bom funcionamento do órgão.

Ajuda na hidratação 

Manter o corpo hidratado é importante para regular a temperatura, além de ajudar a repor nutrientes e minerais. O pepino, por ser um alimento rico em água (cerca de 95% de sua composição), contribui para suprir a quantidade de ideal do líquido no corpo. O vegetal também ajuda a desinchar, já que é diurético, ou seja, ajuda na eliminação de líquidos em excesso pela urina.

Aumenta a saciedade 

A presença das fibras aumentam a sensação de saciedade. Isso porque elas retardam o esvaziamento gástrico, o que diminui a fome e ajuda indiretamente na perda de peso. Além disso, o pepino é pouco calórico —em 100 g do alimento cru e com casca há 43 kcal.

Combate o estresse oxidativo

O pepino contém antioxidantes que combatem os radicais livres e, consequentemente, o estresse oxidativo do organismo. O alimento tem flavonoides e taninos, compostos importantes para bloquear radicais livres prejudiciais ao corpo. Vale reforçar que o estresse oxidativo vem sendo associado ao surgimento de doenças como as pulmonares, as autoimunes e até ao câncer.

Como consumir

O pepino costuma ser consumido cru em preparações como saladas, sucos e vitaminas, além do picles em conserva. Também pode ser refogado e incluído em molhos e pastas, recheios de sanduíches, macarrão e sopas!

Último acesso: 19 Sep 2021 - 04:55:50 (988).