Publicidade

Papa Francisco tem piora da artrose nos joelhos e ficará de repouso

Pontífice se preparava para realizar viagem à Ucrânia em guerra, mas foi recomendado repouso por conta da artrose grave nos joelhos

Papa Francisco se preparava para realizar viagem à Ucrânia em guerra, mas foi recomendado repouso por conta da artrose grave nos joelhos
Há pouco mais de um ano, médicos recomendaram prótese para recuperação da artrose – Getty Images/Chip Somodevilla

O Papa Francisco revelou que precisará ficar de repouso, mais uma vez, por conta de seu caso agravado de artrose nos joelhos. Em entrevista, o argentino revelou que por isso precisará adiar sua visita à Ucrânia, que planeja visitar há meses, por conta da guerra local.

Publicidade

Segundo ele, as fortes dores provocadas pela condição em seus joelhos retornaram. O Papa, desde o último ano, recebeu recomendações médicas para colocar uma prótese no local lesionado, o que aliviaria o problema, mas ele ainda se recusa.

A artrose, além disso, foi o que o levou a usar cadeira de rodas, para evitar ainda mais o desgaste nos joelhos. No entanto, com o agravamento do caso, os médicos agora também recomendam o repouso, o que impossibilitou sua partida à Ucrânia.

“Agora não posso ir [à Ucrânia] porque a recuperação no joelho se ressentiu um pouco depois da viagem ao Canadá, e o médico disse: ‘Não, até o Cazaquistão você não pode viajar'”, contou em entrevista à CNN Portugal.

Vale lembrar que, não só isso, o pontífice de 85 anos passou por uma cirurgia no intestino, em julho do ano passado. Na ocasião, então, ele tratava uma diverticulite no intestino grosso, hoje completamente recuperada, após o procedimento.

Publicidade

Artrose: o que é doença que deixou Papa Francisco de cadeiras de rodas e o impossibilitou de visitar Ucrânia?

Conforme o ortopedista especialista em coluna vertebral e medicina regenerativa, Dr. Luiz Felipe Carvalho, a artrose “é um desgaste da articulação que acomete milhões de pessoas no mundo inteiro”. É, portanto, uma condição que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem das articulações e por alterações nos ossos, entre elas, os osteófitos, conhecidos como ‘bicos de papagaio’.

Além disso, ele explica: “se o paciente esperar muito tempo para iniciar o tratamento, ele pode ter só a prótese como alternativa”. Ao todo, portanto, a doença tem 5 graus de gravidade. “Só que hoje em dia, por exemplo, o Papa pode fazer tratamento com células-tronco. Com isso, ele pode recuperar e melhorar a qualidade de vida dele”, finaliza.

Siga a Viva Saúde no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!

Publicidade