O consumo em excesso de suplemento de vitamina D fez com que um homem britânico de meia-idade ficasse internado por quase 10 dias. O caso do paciente foi reportado na revista científica The British Medical Journal e se tornou um quadro de alerta para o que os médicos chamam de hipervitaminose D, uma condição como se fosse uma “overdose” da substância.
CONCENTRAÇÃO DE VITAMINA D ESTAVA SETE VEZES ACIMA DO NORMAL
A vitamina D auxilia o organismo na absorção de cálcio, mas quando o seu suplemento é utilizado de forma desequilibrada, o corpo acaba sofrendo impactos graves. No artigo, os cientistas destacaram que o paciente já estava até mesmo com um quadro de falência aguda nos rins. Eram mais de 20 comprimidos do suplemento por dia que gerou uma concentração de vitamina D sete vezes acima do necessário para o organismo do homem.
Vômitos, náuseas, diarreia e uma perda de peso significativa foram alguns dos sintomas que fez o paciente ser hospitalizado. Os sinais estavam sendo sentidos pelo homem por três meses. Zumbidos no ouvido, cãimbras nas pernas, boca seca e sede constante também foram outros sintomas relatados.
O caso preocupa os médicos e toda a comunidade científica principalmente por ser um quadro que está ocorrendo com frequência. “Globalmente, há uma tendência crescente de hipervitaminose D, uma condição clínica caracterizada por níveis séricos elevados de vitamina D3, com mulheres, crianças e pacientes cirúrgicos mais propensos a serem afetados”, destacaram os autores do estudo.
O alerta dos cientistas é sobre como o consumo exagerado de suplementos vitamínicos é grave, pois acaba sendo tóxico para o corpo. Tudo deve ser devidamente acompanhado e orientado por um profissional.