Publicidade

Nos Estados Unidos, sorvete deixa 22 doentes e confirma um caso de morte

Nos Estados Unidos, casos de listeriose dispararam após o consumo do sorvete de marca do estado da Flórida; até então, uma morte foi confirmada

Nos Estados Unidos, casos de listeriose dispararam após o consumo do sorvete de marca do estado da Flórida; até então, uma pessoa faleceu
Nos Estados Unidos, sorvete deixa 22 doentes e um morto – Freepik

Na última semana, nos Estados Unidos, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) fez um alerta a respeito de um sorvete que estava causando graves infecções e levou até a morte de uma pessoa. Vendidos na Flórida, a sobremesa é da empresa Big Olaf Creamery, exclusiva do estado.

Publicidade

Até então, registrou-se 22 casos e uma morte, mas acredita-se que existam mais ainda não notificados. Os pacientes, portanto, tiveram contato infectados com a bactéria Listeria monocytogenes, que causa listeriose.

Por isso, o CDC alertou, na última sexta-feira, 01 de julho: “Não coma o sorvete da Big Olaf Creamery. Se você tem sorvetes da marca em casa, jogue fora”. Eles ainda alertam para limparem qualquer superfície que tenha tido contato com o produto.

O que é a listeriose, doença provocada por sorvete nos Estados Unidos?

A listeriose atinge, então, o sistema imunológico e pode demorar até 60 dias depois do contato com a bactéria para se manifestar. Quando não assintomática, a doença causa sintomas semelhantes de uma gripe. Dentre eles estão: dores musculares, febre alta, superior a 38ºC, vômitos, calafrios, dor de cabeça, perda de apetite, diarreia, confusão mental e cansaço.

No entanto, em casos mais graves, a bactéria se espalha pelo sangue, atingindo o sistema nervoso podendo levar a morte por meningite. Além disso, ela é grave em grávidas, podendo causar abortos espontâneos e nascimentos prematuros.

Publicidade

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças ainda investiga mais casos, possivelmente, causados pelo sorvete.