Publicidade

Não é só para decoração: Descubra todos os benefícios da Acácia-branca!

Essa planta ornamental está presente em vários lares, jardins, praças e parques, mas pouquíssimas pessoas conhecem o valor nutricional que ela carrega (Spoiler: São muitos!)

Acácia-Branca – Pixabay

A acácia-branca está presente nos lares de muitas famílias… Melhor dizendo, nos vasos e jardins de muitas famílias.

Publicidade

Essa planta ornamental é uma das mais procuradas (e conhecidas) no quesito de decoração, estando em várias praças, parques e floriculturas do Brasil afora, mas o que muita gente não sabe é que essa plante carrega consigo um grande valor nutricional!

+++LEIA MAIS: Presta atenção! Os cuidados de quem usa retinol no tratamento da acne ou para renovação de pele

Isso mesmo, além de ser comestível (vale ressaltar, nem todas as plantas usadas em decoração são) possui diversos nutrientes e benefícios. 

BENEFÍCIOS

Publicidade

A planta, que é bastante comum na Ásia e em algumas partes da África, já é utilizada há milhares de anos por povos nativos na alimentação, mas uma das suas utilizações é de cair o queixo.

Em comunidades mais pobres, onde muitas das vezes o acesso à água potável é escasso, usa-se a semente de arcária-branca para purificar a água e torná-la potável! Isso é possível pro conta dos óleos essenciais que são liberados pelas sementes quando são trituradas, limpando as impurezas.

Além de tudo isso, todas as partes da planta são comestíveis! Desde a semente, passando pelo talo até as folhas, tudo pode ser aproveitado. 

Publicidade

Para se ter uma ideia do valor nutricional dessa planta, ela contém mais de 92 nutrientes e 46 tipos de antioxidantes, além de 36 substâncias anti-inflamatórias e 18 aminoácidos, inclusive os 9 aminoácidos essenciais que não são fabricados pelo corpo humano.

Como se não bastasse, também é rica em vitamina A, B, C e E, além beta caroteno e em minerais como, cálcio, fósforo, ferro, potássio, selênio e zinco.

PONTO IMPORTANTE

Publicidade

A ANVISA chegou a proibir produtos à base de Moringa oleifera. O motivo da proibição é a falta de comprovação científica e de segurança no uso da espécie em produtos industrializados, que inclusive fazem propaganda enganosa prometendo cura do câncer.

A proibição da Anvisa se refere às capsulas, aos suplementos, aos produtos industrializados, mas até o chá da moringa pode fazer mal à pessoas que sofrem de insuficiência renal, por exemplo.

FICA A DICA: Todo e qualquer suplemento ou remédio natural deve ser usado somente mediante prescrição médica.

Publicidade