Meningite meningocócica: formas de prevenção da doença e vacinas disponíveis no Brasil

Apesar de ser uma doença muito grave, a meningite tem prevenção

Meningite meningocócica: formas de prevenção da doença e vacinas disponíveis no Brasil – FREEPIK

A meningite é uma doença muita grave, mas há prevenção. Atualmente, existem vacinas para a prevenção dos 5 sorogrupos ou tipos mais comuns no Brasil: A, B, C, W e Y.

Publicidade

No Brasil, existem vacinas para a prevenção dos 5 sorogrupos ou tipos mais comuns de meningococo: A, B, C, W e Y. 1,2,3 O de maior incidência é o C, responsável por 60% dos casos de doença meningocócica quando observamos todas as faixas etárias. Já em bebês no primeiro ano de vida e crianças menores de 10 anos no Brasil, o sorogrupo B é o principal causador da doença.

+++ Moderna anuncia acordo para distribuição de vacinas ao Brasil

+++ Ginecologista aponta 5 benefícios do orgasmo para a saúde das mulheres

Nos postos de saúde, a vacina contra a doença causada pelo meningococo C é gratuita para bebês, com doses administradas aos 3 e 5 meses de idade, e um reforço aos 12 meses, que pode ser aplicado em crianças menores de 5 anos de idade. Recém-incorporada ao PNI, a vacina contra os sorogrupos A, C, W e Y é oferecida em dose única para adolescentes entre 11 e 12 anos. 

Publicidade

Já o sorogrupo B é prevenido por vacinação disponível somente na rede particular, com doses previstas para os 3 e 5 meses de idade, e mais uma entre 12 e 15 meses. Crianças acima dos 24 meses seguirão o esquema de 2 doses com intervalo de 1 mês. Também com início aos 3 meses de vida e podendo ser aplicada no mesmo momento da B, as clínicas privadas ainda oferecem a vacina ACWY, com uma dose complementar entre 5 e 6 anos, e outra aos 11 anos. 

Outras formas de prevenção da meningite meningocócica incluem evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados e limpos. 

Meningite por outros patógenos

Além do meningococo, a meningite também pode ser causada pela bactéria pneumococo, agente infeccioso da doença pneumocócica. Essa bactéria pode gerar ainda outras manifestações clínicas como pneumonia, otite média aguda, sinusite e conjuntivite.

Publicidade

Como forma de prevenção da doença em crianças, a vacina pneumocócica conjugada 10-valente (VCP10) foi introduzida no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2010. 11,12 O PNI recomenda a vacinação aos 2 e 4 meses, com uma dose de reforço aos 12 meses, que pode ser aplicada em crianças menores de 5 anos de idade. Para as crianças com indicação clínica especial tem disponível nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) — unidades públicas com infraestrutura e logística para atender indivíduos com quadros clínicos especiais, tais como imunodeficiências, doenças crônicas, transplantados, entre outras condições.

Além da vacinação, outras formas de prevenção da doença pneumocócica incluem lavar as mãos e evitar aglomerações. 

Outro importante causador da meningite, além do meningococo e do pneumococo, é a bactéria Haemophilus influenzae tipo B, que também tem proteção através da vacinação. 

Publicidade

Editora Viva Saúde