Publicidade
Moderna faz acordo para distribuir imunizantes ao Brasil – Pexels/Alena Shekhovtcova

Ainda não aplicada no Brasil, a farmacêutica Moderna fechou um acordo para distribuir o imunizante a diversos países da América Latina. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 22, e engloba nações como México e Argentina. O processo de contratos e registros para a adesão da vacina Spikevax será intermediada pela Zodiac Produtos Farmacêuticos, no território brasileiro. 

Publicidade

A Moderna afirma que pouco mais de 800 milhões de doses do imunizante produzido com a tecnologia de mRNA foram distribuídos ao redor do mundo no ano passado. Mais de 70 países utilizam a vacina na campanha de combate contra a covid-19, em que, na Austrália, a Therapeutic Goods Administration (TGA) – agência reguladora do país – aprovou o uso do imunizante em crianças de 6 a 11 anos.

+++ Fiocruz oferece vacina nacional para distribuição a outros países

+++ Anvisa aprova primeiro produto de terapia gênica para tratamento de câncer

ANVISA AINDA NÃO RECEBEU PEDIDO PARA APLICAÇÃO DA VACINA CONTRA COVID-19 DA MODERNA

Para que a vacina Spikevax da Moderna – assim como qualquer outra – seja aplicada no Brasil, é preciso passar por uma avaliação rigorosa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Mas, até o momento, o órgão não recebeu um pedido para que o imunizante faça parte do Plano Nacional de Imunizações (PNI)

Publicidade

Nos Estados Unidos, a Food Drugs Administration (FDA) aprovou a vacina da Moderna para pessoas maiores de 18 anos. “Este acordo com a Moderna permitirá que os brasileiros tenham acesso a uma vacina de alta tecnologia para a covid-19, e estamos felizes com esta parceria”, disse, em nota, o gerente geral da Zodiac Produtos Farmacêuticos, Alexandre Seraphim.