Publicidade

Mastigar de boca aberta e comer com as mãos é o mais correto, revela estudo

Você conseguiria? Estudo revelou que, para uma melhor experiência gastronômica, mastigar de boca aberta e comer com as mãos são a melhor opção!

Comer com as mãos e de boca aberta melhora experiência – Pexels/Shohei Ohara

Uma das regras de etiqueta mais populares afirma que mastigar de boca fechada é mais elegante e correto. No entanto, um novo estudo da Universidade de Oxford afirma que esse hábito muito popular está errado e prejudica a alimentação.

Publicidade

Segundo os pesquisadores, esse erro ocorre por conta dos compostos orgânicos voláteis. São esses os que dão sabor e cheiro para as comidas e bebidas que consumimos.

Eles afirmam, portanto, que ésteres, cetonas, terpenoides e aldeídos são pouco apreciados quando a mastigação acontece com a boca fechada. Isso porque esses compostos, com a boca aberta, conseguem atingir a parte de traz do nariz, aumentando nossa experiência.

“Mastigar de boca aberta pode realmente ajudar a liberar mais compostos orgânicos voláteis, contribuindo para o nosso olfato e a percepção geral”, explica Charles Spence, responsável pela pesquisa.

Além disso, eles apontam que os barulhos de quando mastigamos também tem relevância – comer uma maçã crocante se torna mais agradável.

Publicidade

“Para ouvir melhor o crocante de uma maçã, uma batata frita, um palito de cenoura, um biscoito, um pão crocante ou um punhado de pipoca, devemos sempre abandonar nossas maneiras e mastigar com a boca aberta”, afirma.

Pesquisador afirma que além de mastigar com a boca aberta, comer com as mãos também é o mais correto

Por fim, o professor revelou outro resultado do estudo ainda mais inusitado: devíamos comer com as mãos e não talheres. O tato, assim como o olfato e paladar aguçado, aumenta a experiência alimentícia, trazendo novas experiências.

“Sentir a textura suave e orgânica da casca de uma maçã em nossa mão antes de mordê-la provavelmente contribuirá para uma maior apreciação do crocante suculento e doce da primeira mordida. Assim como a sensação de grãos de sal grudados nos dedos ao comer batatas fritas com as mãos. Nosso senso de toque também é vital em nossa percepção da comida no paladar”, finaliza.

Publicidade