Hérnia de disco é mais comum em homens; Especialista explica como evitar
Neurocirurgião lista maneiras para evitar hérnia de disco e explica como medicina alternativa pode aliviar dores
Neurocirurgião lista maneiras para evitar hérnia de disco e explica como medicina alternativa pode aliviar dores
A hérnia de disco atinge de 2 a 3% da população no Brasil, sendo mais frequente em homens acima de 35 anos. Este foi o caso de Wesley Safadão que, após se ausentar dos palcos, precisou realizar uma cirurgia para retirada de uma hérnia de disco.
Segundo Haroldo Chagas, Neurocirurgião (Membro SBN e SBC) e Chefe da Neurocirurgia do Hospital Federal da Lagoa – RJ, a hérnia de disco ocorre quando acontece um desgaste nos tecidos de cartilagem que ficam entre as vértebras, localizadas na coluna.
Quando a hérnia de disco deve ser operada? Para o especialista, Dr. Haroldo, a cirurgia da doença é recomendada após 3 meses sem resultados satisfatórios em todos os outros tratamentos, como medicamentos e fisioterapia.
“Episódios de dor incapacitante ou fraqueza significativa de músculos da perna ou do pé também podem necessitar de cirurgia. Casos de Síndrome da cauda equina (doença grave causada pela compressão e inflamação das raízes dos nervos) exigem urgência da cirurgia de hérnia de disco, a fim de evitar sequelas permanentes. O neurocirurgião vai definir, para cada caso, se a cirurgia será tradicional ou minimamente invasiva”, explica o médico.
Como evitar a hérnia de disco e prevenir outras dores? Segundo o neurocirurgião, é preciso uma mudança no estilo de vida, evitando atividades que agravam a dor durante o processo de recuperação e tratamento. Como medidas preventivas o especialista cita:
1. Exercícios de baixo impacto;
2. Fortalecimento muscular e flexibilidade;
3. Manter o peso ideal;
4. Evitar movimentos bruscos;
5. Levantar e sentar mantendo uma boa postura;
6. Evitar levantar peso em excesso;
7. Abandonar o cigarro.
O paciente também pode buscar a medicina alternativa para aliviar a dor crônica, através de tratamentos como quiropraxia (manipulação da coluna), acupuntura, massagem, yoga e pilates, que ajuda a manter o equilíbrio e estabilizar a coluna com consciência da respiração e da postura.