Publicidade

Fuja dos remédios! Aromaterapia pode ser aliada no controle da rinite e sinusite; saiba quais óleos utilizar

Óleos essenciais como o de Hortelã-pimenta e o Manjericão poderão te salvar das inflamações nasais

Fuja dos remédios! Aromaterapia pode ser aliada no controle da rinite e sinusite; saiba quais óleos utilizar – Freepik / evening_tao

Para muitos, a chegada do clima frio é sinônimo de ataques de rinite e sinusite. Quem costuma passar por isso?

Publicidade

Por sorte, existem alguns macetes que podem ser usados para melhorar a condição das pessoas que convivem com esses problemas nasais. A aromaterapia pode ser uma ótima saída para desobstruir e dilatar as vias respiratórias, facilitando a entrada do ar, além de ser um tratamento natural eficaz para quem deseja fortalecer o sistema imunológico.

+ VEJA: ‘Banho de argila’ alivia dores no corpo e auxilia no tratamento de artrite reumatoide

+ VEJA: Pandemia causou diminuição de diagnósticos de câncer de pele; Veja como se autoexaminar

Confira abaixo quais os melhores óleos essenciais para cada caso:

Publicidade

HORTELÃ-PIMENTA: indicado para curar a obstrução nasal, o óleo essencial de hortelã-pimenta tem um aroma herbal, fresco e refrescante. Além disso, é um excelente revigorante, pois alivia a fadiga mental e o esgotamento nervoso. Pode ser usado tanto no tratamento da rinite, quanto da sinusite.

LAVANDA FRANCESA: é indicado que você utilize o óleo de lavanda poucos minutos antes de deitar para dormir. Por ter ação calmante, ele alivia as tensões acumuladas no decorrer do dia. Além disso, é famoso no combate dos sintomas da rinite e sinusite por ter ação anti-inflamatória.

EUCALIPTO GLOBULUS: este óleo essencial possui propriedades anti-sépticas e antimicrobianas, além de ser um ótimo desobstrutor nasal e excelente para reduzir a produção de secreções. Pode ser usando por quem tem rinite ou sinusite. O óleo de eucalipto também é ótimo para combater a tosse, por isso, fica aqui a dica para quem também sofre de bronquite.

Publicidade

MANJERICÃO: sabemos que as crises de rinite e sinusite podem causar uma forte dos de cabeça. Por isso, o óleo essencial de manjericão pode ser usando para reduzir as alergias e afastar o estresse. É mais indicado para pessoas com rinite alérgica.

LIMÃO-SICILIANO: por ter ação antioxidante, pode ser ótimo para ajudar no fortalecimento do sistema imunológico no combate a infecções, como a sinusite. Além disso, ajuda a reduzir a produção de secreções nasais.

Como usar os óleos essenciais?

Publicidade

Para casos como rinite e sinusite, o ideal é que você inale os óleos. Para isso, você pode utilizar um vaporizador, acrescentando apenas uma gota de óleo essencial ao soro fisiológico. Caso você não tenha um difusor ou vaporizador, utilize uma tigela e acrescente até 9 gotas para dois litros de água fervente. Coloque uma toalha sobre a cabeça e respire profundamente. Dessa mesma forma, é possível fazer uma limpeza profunda na pele do rosto. Lembre-se: durante todo o processo, é conveniente manter os olhos fechados.