O camarão sempre foi um alimento que as pessoas ficam em dúvida sobre os efeitos para a saúde. Na realidade, os benefícios do camarão são diversos.
Seja em um risoto, em uma salada ou até em um prato de comida janponesa. Segundo a OMS 2009, o consumo dos pescados (o camarão está incluso nisso) traz importantes benefícios à saúde.
A indicação do consumo do camarão é de até duas vezes por semana, preparado de forma adequada.
Por conterem menor teor de gorduras, são fontes de aminoácidos essenciais na formação de proteínas e manutenção do corpo humano, além de reduzirem o risco de doenças cardiovasculares.
A especialista em nutrição humana, Caroline de Salve, separou alguns dos benefícios do camarão para a saúde:
– Fonte de selênio, que ajuda a neutralizar os efeitos dos radicais livres.
– Fonte de vitaminas do complexo B como B12, responsável pelo funcionamento adequado do cérebro e maturação das células do sangue.
– Rico em vitamina D, que regula a absorção de ferro e de fósforo, combatendo a artrite e artrose.
– Fonte de Ômega 3.
Mas atenção: Não são todas as pessoas que podem consumir esse crustáceo. Algumas pessoas podem ter alergias ou intolerância a frutos do mar e, mesmo a mínima quantidade pode desencadear uma reação alérgica.
Os sintomas da alergia ao camarão geralmente se desenvolvem dentro de minutos ou horas após comê-lo e podem incluir: urticária, prurido, placas vermelhas na pele, congestão nasal ou dificuldade em respirar, dor abdominal, diarreia, náuseas ou vômitos, tonturas, desmaios, inchaço dos lábios, face, língua e garganta ou outras partes do corpo.
Ao notar as reações, procure um médico imediatamente. Também é recomendado realizar exames de alergias para evitar passar por problemas desse tipo.