saude   / Camarão que dorme...

Fonte de vitaminas! Saiba dos benefícios do camarão para a saúde

O crustáceo é bastante utilizado em diversos pratos na culinária brasileira e tem seus benefícios para a saúde

VIVA SAÚDE Publicado segunda 3 agosto, 2020

O crustáceo é bastante utilizado em diversos pratos na culinária brasileira e tem seus benefícios para a saúde
Saiba os benefícios do camarão para a saúde - Pixabay

O camarão sempre foi um alimento que as pessoas ficam em dúvida sobre os efeitos para a saúde. Na realidade, os benefícios do camarão são diversos.

Seja em um risoto, em uma salada ou até em um prato de comida janponesa. Segundo a OMS 2009, o consumo dos pescados (o camarão está incluso nisso) traz importantes benefícios à saúde.

A indicação do consumo do camarão é de até duas vezes por semana, preparado de forma adequada.

Por conterem menor teor de gorduras, são fontes de aminoácidos essenciais na formação de proteínas e manutenção do corpo humano, além de reduzirem o risco de doenças cardiovasculares.

A especialista em nutrição humana, Caroline de Salve, separou alguns dos benefícios do camarão para a saúde:

- Fonte de selênio, que ajuda a neutralizar os efeitos dos radicais livres.

- Fonte de vitaminas do complexo B como B12, responsável pelo funcionamento adequado do cérebro e maturação das células do sangue.

- Rico em vitamina D, que regula a absorção de ferro e de fósforo, combatendo a artrite e artrose.

- Fonte de Ômega 3.

Mas atenção: Não são todas as pessoas que podem consumir esse crustáceo. Algumas pessoas podem ter alergias ou intolerância a frutos do mar e, mesmo a mínima quantidade pode desencadear uma reação alérgica.

Os sintomas da alergia ao camarão geralmente se desenvolvem dentro de minutos ou horas após comê-lo e podem incluir: urticária, prurido, placas vermelhas na pele, congestão nasal ou dificuldade em respirar, dor abdominal, diarreia, náuseas ou vômitos, tonturas, desmaios, inchaço dos lábios, face, língua e garganta ou outras partes do corpo.

Ao notar as reações, procure um médico imediatamente. Também é recomendado realizar exames de alergias para evitar passar por problemas desse tipo.

 

 

Último acesso: 03 Dec 2020 - 08:01:46 (19).