saude   / Cuidados com os dentes

Evite a sensibilidade nos dentes a partir de três dicas caseiras que devem ser seguidas diariamente

Uma escovação suave é uma das saídas para evitar o problema bucal; saiba mais

Viva Saúde Publicado terça 27 abril, 2021

Uma escovação suave é uma das saídas para evitar o problema bucal; saiba mais
Evite a sensibilidade nos dentes a partir de três dicas caseiras que devem ser seguidas diariamente - Freepik / pch.vector

Quem nunca sentiu uma sensibilidade nos dentes após tomar um sorvete ou beber algo gelado que atire a primeira pedra.

Esse incomodo nos dentes, apesar de comum, varia de pessoa para pessoa. Uns sentem mais, outros menos. De uma maneira geral, a sensibilidade nos dentes ocorre a partir da exposição do que chamamos de dentina, ou seja, da membrana com poros que recobre o nervo dental.

+ VEJA: Ajuda a emagrecer e melhora a digestão; conheça os benefícios do chá de oliveira e aprenda a fazer

A dentina é desgastada, por exemplo, pelo excesso de escovação com força ou através do bruxismo, processo de apertar os dentes ou serrar em excesso a mandíbula, pela idade, ou até mesmo pelo surgimento de cáries.

Pensando nisso, separamos para vocês três maneiras de evitar a sensibilidade nos dentes no dia a dia. Vale lembrar que a avaliação de um dentista é a melhor e mais eficaz maneira e tratar e acabar com o problema, mas tomar os devidos cuidados em casa também é essencial.

ESCOVAÇÃO SUAVE

Muitos tem a impressão de que, quanto mais 'forte' escovar os dentes, mais limpos eles ficarão. Porém, tem uma grande diferença entre limpar e desgastar os dentes. Por isso, invista em escovas de cerdas macias, com as pontas mais finas. Isso também evitará o que chamamos de retração gengival.

FREQUÊNCIA DA ESCOVAÇÃO

Como dito anteriormente, escovar os dentes demasiadamente (e com muita força), pode acabar retirando o esmalte dos dentes. Uma sugestão é escovar três vezes ao dia, durante dois minutos cada (30 segundos de escovação em cada secção da boca - superior direita, superior esquerda, inferior direita, inferior esquerda).

PRODUTOS À BASE DE FLÚOR

O flúor pode ser um aliado quando o assunto é sensibilidade dental. Por ajudar no fortalecimento do esmalte dos dentes, o indicado é que você invista em pastas que tenham um considerável teor do mineral.

 

 

Último acesso: 24 Jul 2021 - 01:35:07 (2184).