Publicidade

Estresse, depressão e ansiedade: conheça os “milagres” da acupuntura contra esses problemas

Sem efeitos colaterais, técnica chinesa é uma ótima alternativa para tratar questões emocionais

Estresse, depressão e ansiedade: conheça os “milagres” da acupuntura contra esses problemas – Freepik

Todo dia é aquela correria, não é mesmo?

Publicidade

Acordar, fazer o café para as crianças, trabalhar bastante e, por fim, dormir. A rotina se repete sempre e parece que as vinte e quatro horas do dia não são suficientes para darmos conta de nossas obrigações cotidianas. Mas tome cuidado! 

A “aparente” falta de tempo, o excesso de informações e o ritmo acelerado da vida contemporânea fazem com que as pessoas fiquem doentes, e pior: a maioria dos problemas causados por essa correria toda está na cabeça. 

Distúrbios emocionais como ansiedade, pânico, estresse, enxaqueca, irritabilidade ou insônia, por exemplo, são mais comuns do que se imagina.

+++ VEJA TAMBÉM:  5 plantas medicinais que auxiliam no tratamento da insônia e da ansiedade
+++ VEJA TAMBÉM:  Chás ajudam a descer a menstruação? Confira 7 dicas e cuidados para adiantar seu ciclo menstrual

Publicidade

Mas seria possível agir de modo diferente tendo mil atividades para fazer? A medicina tradicional chinesa acredita que sim! Basta tentar encontrar um equilíbrio na vida, nas formas de enxergar as coisas ao nosso redor e no modo de lidar com as obrigações.

E, uma alternativa para atingir esse grau de comprometimento consigo mesmo é através da acupuntura, uma técnica milenar que ajuda a equilibrar as emoções, ameniza a ansiedade, o desânimo e combate a depressão.

COMO FUNCIONA?

Publicidade

Para quem ainda não conhece muito bem o tratamento, a acupuntura é feita através de finíssimas e indolores agulhas que são colocadas em pontos específicos do corpo. 

Cada parte tem uma ligação com diferentes pontos como orelha, pescoço, nuca e assim por diante. Problemas emocionais são amenizados com esse tratamento oriental, que faz sucesso em diversos países, e surgiu há cerca de 5.000 a.C.

MAS, DÓI?

Publicidade

As picadas não causam dor. Ao invés disso, despertam o sistema nervoso, liberando diversos hormônios e substâncias neurotransmissoras. Destaque para a endorfina, responsável por causar a sensação de bem-estar e relaxamento, auxiliando no reequilíbrio da saúde mental e emocional dos indivíduos. 

A técnica é uma ótima forma para relaxar, pois dispersa a ansiedade e as tensões, causa uma melhora imediata no sono, na disposição, além de outros benefícios que vão depender da idade e do sexo do paciente.

COMPROVADO 

Publicidade

Os benefícios da acupuntura à saúde são comprovados cientificamente. Desde 1995 é reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina. Para cuidar de problemas emocionais, especificamente, funciona como um bom aliado às terapias psicológicas.

Além disso, os pontos são escolhidos a partir de uma avaliação detalhada para conhecer o histórico e evolução da doença e, assim, determinar o melhor tratamento, tempo e pontos a serem trabalhados. Por isso, é importante procurar um médico especialista para avaliação individual.