Publicidade

5 plantas medicinais que auxiliam no tratamento da insônia e da ansiedade

O chá de maçã ajuda nos transtornos de ansiedade, diminuindo o apetite

Conheça 5 plantas medicinais que auxiliam no tratamento da insônia e da ansiedade – Freepik

O stress, desencadeado pelas multitarefas da nossa rotina, pode gerar ansiedade, que muitas vezes leva a uma só noite mal dormida ou até mesmo à insônia — que é um distúrbio caracterizado pela dificuldade de começar a dormir, manter-se dormindo ou acordar antes do horário desejado.

Publicidade

Mas por que sofrer com isso se é possível reduzir esses sintomas com a ajuda da natureza?

As plantas medicinais são frequentemente utilizadas em questões como essas, principalmente por dois motivos: por apresentarem efeitos terapêuticos e pela praticidade que oferecem.

Mas é preciso saber qual, como e quanto usar. O ditado popular “se é natural, não faz mal”, traz uma sensação de que essas plantas são isentas de toxicidade, porém, sabe-se que não é verdade. Muitas delas, se mal utilizadas, podem trazer problemas graves à saúde humana.

+++ VEJA TAMBÉM: Pressão alta? Saiba quais chás são recomendados neste caso

Publicidade

+++ VEJA TAMBÉM: Dos termogênicos aos anti-inflamatórios, os chás que se podem tomar no pós-parto

O bom é que em relação à ansiedade e à insônia, o uso de algumas plantas medicinais pode trazer benefícios, sim.

Abaixo listamos 5 plantas que, se utilizadas corretamente na forma de chá, colaboram com os sintomas causados pelo stress:

Publicidade
  • Camomila, uma das plantas mais conhecidas e mais utilizadas na rotina, possui ação sobre a ansiedade e pode colaborar com a insônia, além de ajudar no sistema digestivo. Recomenda-se 2 colheres de chá da flor seca em 250 ml de água, de 3 a 4 vezes durante o dia para ansiedade.
  • Capim limão ou Capim Santo é uma planta com aroma bem característico, e sua utilização na forma de chá, além de muito saborosa pode reduzir a ansiedade e colaborar com a insônia, recomenda-se utilizar até 4 vezes ao dia.
  • Maçã é uma fruta muito apetitosa, quando seca, nos chás, pode auxiliar nos transtornos da ansiedade, colaborando com a saciedade, ou seja, diminuído a vontade de comer.
  • Maracujá ou Passiflora, conhecida principalmente pelo seu suco, tem seus benefícios provenientes das folhas. Para uso nos sintomas de ansiedade e insônia recomenda-se 1 a 2 gramas até 4 vezes ao dia.
  • Melissa é uma planta medicinal que além de ter efeito relaxante, colabora com os sintomas da ansiedade e insônia. Recomenda-se 1 colher de chá das folhas secas em 250 ml de água.

O uso correto das plantas medicinais pode trazer diversos benefícios a nossa saúde, porém, vale ressaltar que deve ser realizado de forma moderada e nunca substituindo a ingestão por chás.


Vinícius Bednarczuk de Oliveira é farmacêutico, coordenador dos Cursos de Farmácia e Práticas Integrativas e Complementares do Centro Universitário Internacional Uninter.

Publicidade