Publicidade

Estimular colágeno antes dos sinais da idade? 4 motivos para aderir a essa nova estratégia

Prejuvenation: há diversos benefícios em começar a tratar a pele com colágeno desde cedo com rotina skincare e tratamentos direcionados

Estimular colágeno antes dos sinais da idade é uma ótima prevenção
Estimular colágeno antes dos sinais da idade é uma ótima prevenção – Freepik

O envelhecimento irá ocorrer de qualquer maneira, porém podemos prevenir e combater os sinais da idade, através da manutenção da saúde do tecido cutâneo. “É o que podemos chamar também de pró-age. Ou seja, realizar tratamentos de rejuvenescimento antes mesmo de apresentar rugas ou linhas de expressão mais desenvolvidas”, afirma a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Publicidade

Especialistas destacam, a seguir, os porquês dessa prática ser tão bem aceita.

Sofremos naturalmente uma queda natural na produção de colágeno

Você pode notar o envelhecimento depois de muito tempo, mas queda na produção de colágeno acontece a partir dos 25 anos de idade. Essa proteína tem uma importância fundamental na constituição da matriz extracelular do tecido conjuntivo, sendo responsável na nossa pele pela firmeza e elasticidade. “Com o tempo as defesas antioxidantes diminuem e ocorre um desequilíbrio entre nosso sistema de defesa; é o que chamamos de estresse oxidativo. O acúmulo de radicais livres é um dos grandes responsáveis pelo envelhecimento”, explica a cirurgiã plástica Dra. Beatriz.

Você cria uma poupança de colágeno

Enquanto peles mais desgastadas pelos agressores ambientais necessitam de tratamentos mais invasivos, quem se cuidou a vida toda pode se beneficiar com bioestimuladores injetáveis, por exemplo. As intervenções preventivas ajudam a criar uma verdadeira poupança de colágeno, uma garantia futura da proteína de sustentação mais cobiçada quando o assunto é pele, segundo a dermatologista Dra. Mônica Aribi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

A poluição prejudica a pele

A poluição libera metais tóxicos (pesados) tais como mercúrio e chumbo, entre outros, que promovem intoxicação no organismo e a formação de radicais livres que resultam em envelhecimento precoce, ou seja, aparecimento de flacidez, linhas de expressão, graças à destruição do colágeno, explica a Dra. Mônica Aribi. “A limpeza dos sabonetes não é capaz de removê-la, então, o ideal é apostar na hidrodermoabrasão hydrafacial, protocolo que retira as impurezas dos micropoluentes enquanto hidrata a pele. Assim, podemos observar desobstrução dos poros e melhora da hidratação e vascularização da pele”, destaca a médica.

Publicidade

Estamos cada vez mais estressados

O estresse afeta nossa pele de maneira importante, fazendo com que nossas células tenham um tempo de vida e atividade diminuídas, acarretando perda da longevidade, segundo a Dra. Beatriz Lassance. “Isso dá à pele uma aparência de fadiga e cansaço. Para diminuir o ar de cansado da pele, dois ativos em especial fazem esse trabalho antifadiga: o lipossoma de coenzima Q10 e o Ácido Alfa Lipóico. Eles conseguem melhorar e otimizar a energia mitocondrial da célula”, explica Ludmila Bonelli, cosmiatra, especialista em dermatocosmética.

FONTES:

DRA. MÔNICA ARIBI

Dermatologista, sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e International Fellow da Academia Americana de Dermatologia. A médica é Mestra em Ciências da Saúde pelo IAMSPE, Membro Internacional da European Academy of Dermatology and Venerology e Coordenadora do Setor de Cosmiatria do Hospital Ipiranga. Precursora em Tecnologias Dermatológicas, também é palestrante nacional e internacional em vários congressos da área de Dermatologia e especialidades afins. CRM: 53.387 | RQE: 35.101. Instagram: @dramonicaaribi

DRA. BEATRIZ LASSANCE

Cirurgiã Plástica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em cirurgia plástica na Faculdade de Medicina do ABC. Trabalhou no Onze Lieve Vrouwe Gusthuis – Amsterdam -NL e é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) e da American Society of Plastic Surgery. Além disso, é membro do American College of LifeStyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida. Instagram: @drabeatrizlassance

Publicidade

LUDMILA BONELLI

Cosmiatra, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle. Instagram: @ludmilabonelli