saude   / Métodos contraceptivos

Especialista responde: É possível engravidar tomando pílula anticoncepcional?

O uso indicado é tomá-la todos os dias aproximadamente no mesmo horário sem falhar

VIVA SAÚDE Publicado quarta 14 outubro, 2020

O uso indicado é tomá-la todos os dias aproximadamente no mesmo horário sem falhar
Especialista responde: É possível engravidar tomando pílula anticoncepcional? - Freepik

A maioria das pessoas sabe que a pílula anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos mais comuns. No entanto, sua eficácia não é de 100% e, por isso, qualquer mulher corre o risco de engravidar, mesmo tomando o medicamento regularmente. Na verdade, cerca de cinco a nove em cada cem mulheres engravidam tomando esse "remédio" de controle de natalidade, de acordo com o U.S. Department of Health and Human Services.

Porém, tudo se resume a como você toma a pílula: “uso perfeito” ou “uso típico”. O uso perfeito, por exemplo, é tomá-la todos os dias aproximadamente no mesmo horário, sem falhar. Essa é obviamente a melhor aposta para ficar livre da gravidez (porém ainda existem riscos). De acordo com o Planned Parenthood, quando ela é usada perfeitamente, oferece 99% de eficácia.

“Se você tomar todos os dias fielmente, você estará bem”, disse Mary Jane Minkin, médica e professora clínica de obstetrícia para o Portal Woman’s Health EUA. “Mas o problema é que somos humanos, e as pessoas esquecem as pílulas ocasionalmente.”

+++ VEJA TAMBÉM: Especialista responde: É melhor colocar silicone antes ou depois da gravidez?
+++ VEJA TAMBÉM: Para sua prevenção! Confira quatro razões para ir ao ginecologista periodicamente

 

É aí que o uso típico entra em jogo. Digamos que você pule uma ou duas pílulas uma vez por mês, ou tome mais tarde do que o normal, com três horas de atraso por exemplo, a eficácia já diminui para 91%.

Também, o tipo de medicação que você toma é importante. Pílulas combinadas – aquelas que contêm estrogênio e progestogênio – são um pouco mais eficazes do que as pílulas só de progestogênio, que são bastante sensíveis ao tempo.

Além disso, certos medicamentos também podem tornar o seu contraceptivo menos eficaz, como antibióticos, antifúngicos e medicamentos anticonvulsivos. Se você começar a tomar qualquer um desses, verifique com seu médico para se certificar de que seu controle de natalidade não está em risco.

Para ter certeza de que seu método contraceptivo é eficaz, tome todos os dias no mesmo horário. “Uma maneira fácil de manter isso é adotar como parte de sua rotina”, disse Minkin, que sugere tomar o anticoncepcional depois do café da manhã – um momento ideal para usar qualquer remédio.

Ainda, a especialista citou considerar um tipo diferente de contraceptivo se você sempre se esquece da pílula. Como exemplo o nuvaring (anel vaginal) e o adesivo que funcionam da mesma forma que a pílula, mas que não precisam de lembretes no dia a dia. Ou, então, opte por um método de longa duração, como o DIU. Ele pode durar até 12 anos, dependendo do tipo de paciente.

Além disso, o uso de preservativos junto aos métodos contraceptivos diminui as chances de gravidez. Lembre-se sempre de consultar um ginecologista.

Último acesso: 03 Dec 2020 - 08:09:51 (551).