Publicidade

Para sua prevenção! Confira quatro razões para ir ao ginecologista periodicamente

Toda mulher precisa realizar exames ginecológicos anualmente, como ultrassom de mamas, transvaginal e papanicolau

Para sua prevenção! Confira cinco razões para ir ao ginecologista periodicamente – Freepik

Após a primeira menstruação, antes de iniciar a vida sexual e, principalmente, ao longo da vida é muito importante que toda mulher procure uma clínica ginecológica. 

Publicidade

Isso porque, o ginecologista é um especialista capacitado para cuidar de tudo o que envolve o corpo feminino, orientando, esclarecendo dúvidas e indicando as melhores soluções para qualquer problema!

Os motivos que mais levam mulheres para consultas médicas são a prevenção de doenças, como o câncer de colo de útero, ou alguma irregularidade, como a menstrual. Entre as adolescentes, a procura se deve principalmente à iniciação da vida sexual e por conta de dúvidas quanto ao desenvolvimento do próprio corpo. 

 

+++ VEJA TAMBÉM: Especialista responde: É melhor colocar silicone antes ou depois da gravidez? 
+++ VEJA TAMBÉM: CISTITE ou inflamação na bexiga urinária: Causa, sintoma, diagnóstico, tratamento e prevenção

Publicidade

 

Mas para garantir a saúde e o bem-estar sempre, o ideal seria passar por esse especialista anualmente. No caso das mulheres que fazem tratamentos hormonais, o período ideal seria a cada seis meses e, para grávidas, o acompanhamento deve ser constante, principalmente a partir da segunda metade da gestação.

Por isso, a Dra. Fernanda Nassar listou para o Portal Woman’s Health Brasil quatro motivos para se consultar com um ginecologista frequentemente. Veja: 

Publicidade

 

Menopausa

É muito comum que algumas mulheres comecem a desenvolver sintomas da menopausa como calores em excesso, secura vaginal, irritabilidade e diminuição da libido por conta do turbilhão de alterações hormonais dessa fase. Por isso, seu ginecologista precisa ser seu aliado neste momento que pode te levar à diagnósticos errados, como a depressão.

Publicidade

 

Métodos contraceptivos

Dentre tantos métodos contraceptivos como as pílulas orais, injetáveis, DIU, SIU e implantes hormonais, consultar-se com um médico é importante para escolher a melhor opção para você.

Publicidade

 

Alterações comportamentais

Menstruação é um processo natural do nosso corpo. Contudo, determinadas mudanças comportamentais antes deste período podem significar que algo está errado e que muitas vezes, impedem a mulher de ter um bom relacionamento com os amigos, parceiro, filhos, e na vida profissional, por exemplo.

 

Exames preventivos

Toda mulher precisa realizar exames preventivos anualmente, como ultrassom de mamas, transvaginal, papanicolau. Há também alguns específicos de cada idade, como a Mamografia após 40 anos, e a Densitometria Óssea após os 50. Esses exames ajudam a detectar problemas com antecedência e assim já realizar os tratamentos.