Publicidade

“Dieta da moda”? Veja como funciona o jejum internitente em casos de obesidade

O jejum intermitente está ganhando espaço entre influenciadores, mas entenda os riscos desse modo de dieta

Entenda sobre o jejum intermitente – Ketut Subiyanto

O jejum intermitente vem ganhando cada vez mais espaço entre influenciadores ou pessoas que optam por uma rotina saudável, sendo considerado como se fosse uma nova “dieta da moda”.

Publicidade

É a prática na qual se omite uma ou mais de uma refeição(ões) do dia, ficando praticante por até 24 horas sem se alimentar“, diz o endocrinologista Roberto Luís Zagury, para o portal Minha Vida.

Segundo ele, ainda não há estudos comprovando que esse seja o melhor caminho para pessoas que sofrem com obesidade, mas um fato é que o jejum intermitente vem apresentando resultados.

+++VEJA MAIS: Controle sua diabetes e mantenha a saúde em dia fazendo esses 5 exercícios caseiros!

Dos tipos de jejum intermitente, existem dois que são os mais utilizados, dependendo de como for o planejamento:

Publicidade

Jejum em dias alternados: Consiste em comer no máximo 25% das necessidades calóricas diárias no dia de “jejum”, seguido por um dia no qual se pode comer à vontade por 24 horas
Jejum periódico: Caracterizado por jejuar por 1 a 2 dias na semana. Os dias restantes, se alimenta normal.

Para as questões de perda de peso, a opção por dias alternados se mostrou mais eficaz, tendo em média, os pacientes perdendo quase 1Kg por semana, sendo que no jejum periódico, não chegando nem a 0,5Kg / Semana.

Mas vale lembrar que essa prática, que é feita também por algumas religiões há milhares de anos, possui outros benefícios à saúde, além da perda de peso, tais quais a redução no nível de triglicérides, diminuição da pressão arterial, entre outros. Porém, estudos mostraram que o jejum não alterou os níveis de colesterol do corpo.

Publicidade

IMPORTANTE: Antes de começar qualquer dieta, procure sempre um profissional, para ter melhores resultados