saude   / Cuidados x Imunidade

Dia Mundial da Saúde: em meio a pandemia, nutricionista dá dicas de micronutrientes para fortalecer o sistema imunológico

A especialista destacou o ferro e vitamina C, uma dupla super poderosa para o organismo

VIVA SAÚDE Publicado quarta 7 abril, 2021

A especialista destacou o ferro e vitamina C, uma dupla super poderosa para o organismo
Dia Mundial da Saúde: em meio a pandemia, nutricionista dá dicas de micronutrientes para fortalecer o sistema imunológico - Pexels

Uma alimentação equilibrada e balanceada fornece a concentração adequada de nutrientes para a promoção da saúde, prevenindo o desenvolvimento de doenças crônicas, como por exemplo: diabetes mellitus, hipertensão, resistência insulínica e também desordens dos sistemas imunológico e do trato-gastrointestinal, sabia?

Além disso, tem o poder de influenciar diretamente no controle do estresse, ansiedade e oscilações de humor!

“Quanto mais saudável for a alimentação, menores são as chances de crises de ansiedade ou irritabilidade, insônia, hiperatividade e até déficit de atenção. Além de auxiliar na melhora do sono e consequentemente, proporciona mais qualidade de vida, em todos os sentidos”, explicou a nutricionista Luiza Lara.

E, no dia da saúde e nutrição (7/4) em meio a pandemia do coronavírus, é importante falar sobre certas combinações de nutrientes que tendem a nos beneficiar ainda mais, quando inseridas de maneira correta, em nosso dia a dia. É o caso do ferro e vitamina C, que juntos, potencializam o fortalecimento do sistema imunológico, que é um aliado contra a Covid-19. 

+++ VEJA TAMBÉM: 'Skincare natural': Abóbora, batata doce e frutas cítricas são capazes de melhorar a saúde e a beleza da pele
+++ VEJA TAMBÉM: Máscara de carvão ativado limpa profundamente a pele e controla a oleosidade; saiba como fazer

“Quando pensamos em nutrição, existem diversos alimentos com efeitos benéficos à saúde. Devemos entender que quanto mais natural e menos industrializada for a alimentação, melhor. A combinação do ferro com a vitamina C promove uma maior biodisponibilidade no organismo, ou seja, aumenta a absorção desses nutrientes”, ressaltou.

A vitamina C é essencial para manter o sistema imunológico em dia. Ela é um potente ativador da absorção do ferro. Seus poderes ajudam a combater o estresse, evitar o envelhecimento precoce das células e a propensão de doenças oftalmológicas. A laranja, o limão e as frutas cítricas em geral, por exemplo, são ricos desse nutriente e atuam como potente antioxidante. 

FERRO

O ferro, por si só, é um mineral essencial para o bem-estar do nosso organismo. Ele é responsável pelo transporte de oxigênio para as células, atuando no nosso sistema imune, e também está diretamente ligado na conversão do açúcar do sangue em energia. Ele pode ser encontrado nas carnes vermelhas, gema de ovo, ostra, tofu, cereais, vegetais verde-escuros, frutas secas e oleaginosas como castanhas e nozes, além de grãos como ervilha, grão de bico e feijões.

"A absorção do ferro é melhor quando ele está na forma ‘heme’, presente nos alimentos de origem animal. Porém, alguns alimentos de origem vegetal que também possuem o ferro como a couve, espinafre e as leguminosas, possuem o ferro ‘não heme’ - que é menos absorvido pelo organismo. Por isso, aliar o uso da vitamina C com esses alimentos, é importante para aumentar a absorção do ferro", concluiu.

Para finalizar, Luiza Lara deu algumas dicas para melhorar essa integração:

  •  Consuma frutas ricas em vitamina C juntamente com os alimentos ricos em ferro. Por exemplo, no almoço consuma folhas verde-escuras com algum tipo de leguminosa e de sobremesa uma fruta cítrica;
  •  Evite tomar leite e derivados nas refeições principais, pois o cálcio diminui a absorção do ferro;
  • O consumo de cafeína (seja no café ou em outras bebidas como o chá preto e o matte), com alimentos ricos em ferro também retarda esse processo, pois eles contém polifenóis, que reduzem a absorção do mineral;
  • O uso frequente de medicamentos classificados como “antiácidos” (utilizados em casos de azia ou má digestão) é prejudicial, pois o ferro é melhor absorvido com a acidez do estômago.

Último acesso: 16 May 2021 - 21:43:35 (1950).