Publicidade

Desconforto com gases? Estudo mostra que 80% das pessoas sofrem com algum incômodo relacionado à flatulência; veja formas de aliviar

Pesquisa sobre gases mostra incidências de desconfortos na região do abdômen

Pesquisa sobre gases mostra como pessoas podem sofrer com alguns desconfortos – Freepik/shurkin_son

Se tem um assunto que ainda é um tabu na hora de falar, é sobre os gases, apesar de ser um processo natural do organismo de todos. Um estudo publicado na Revista Americana de Gastroenterologia mostrou que é normal uma pessoa adulta ter de 8 a 20 quadros de flatulência todos os dias.

Publicidade

Mas, uma pesquisa realizada pela Rome Foundation Research Institute, com 6 mil participantes dos Estados Unidos, Reino Unido e México, apontou que cerca de 80% dos entrevistados sofriam desconfortos em relação aos gases. Os roncos na barriga foram responsáveis por 60,5% das queixas, enquanto 47,2% falaram sobre a sensação do abdômen estufado e 39,6% do inchaço na região.

+++ Sofre com muita flatulência? Estratégia ‘low fodmap’ pode ajudar a normalizar seu intestino, explica nutricionista

+++ Aliado do sistema digestivo! Saiba como a hortelã atua no intestino 

Os levantamentos foram apresentados no United European Gastroenterology (UEG), em que dados de uma outra pesquisa feita com cerca de 50 mil entrevistados, divulgados no evento, mostraram que uma em cada dez pessoas apresentou dores abdominais após as refeições, além das sensações de estufamento e inchaço. Esses efeitos parecem ser mais comuns em pessoas entre 18 a 28 anos, em que os problemas psicológicos também foram mais severos nesse grupo, com 36% dos participantes sofrendo de ansiedade. 

Publicidade

Em vídeo no canal Tua Saúde, a nutricionista Tatiana Zanin fala de algumas maneiras para ajudar a liberar os gases e, consequentemente, aliviar incômodos da barriga inchada. Uma delas é algo fácil e bem simples: beber bastante água. “No caso dos bebês, crianças ou velhinhos que estão acamados, o ideal é colocar a barriga para cima, pegar as pernas e dobrar o joelho, apertando o abdômen”.

Confira mais no vídeo abaixo, do canal Tua Saúde:

Publicidade