Publicidade

De acordo com a Fiocruz, leitos de UTI para Covid-19 têm as MENORES taxas desde dezembro

Apesar da queda ter sido mantida pela terceira semana seguida, pesquisadores alertam que o número de casos, de mortes e a taxa de letalidade por Covid ainda permanecem altos

De acordo com a Fiocruz, leitos de UTI para Covid-19 têm as MENORES taxas desde dezembro – Freepik / @Freepik

De acordo com os dados mais recentes do Boletim Observatório Covid-19 da Fiocruz, desde dezembro do ano passado, nenhum estado do país apresentou taxa de ocupação de leitos de UTI da rede SUS destinados ao tratamento da Covid-19 superior a 90%.

Publicidade

Apesar da queda da última semana epidemiológica (de 4 a 10 de julho) ter sido mantida pela terceira vez seguida, os pesquisadores responsáveis pelo boletim alertam que o número de casos, de mortes e a taxa de letalidade por Covid ainda permanecem altos, ou seja, mesmo com a melhora nos índices, ainda são necessários cuidado e cautela.

+++ Posso doar após tomar a vacina da Covid-19? Especialista responde dúvidas sobre a doação de sangue em tempos de pandemia

+++ Variante Lambda: saiba porquê a capa que circula na América do Sul está preocupando a OMS

“A primeira coisa importante é a notícia positiva. Pela primeira vez tivemos queda simultânea nos indicadores de casos e óbitos, além da queda da taxa de ocupação de leitos de UTI na maior parte dos estados. São bons sinais, mas que ainda exigem atenção. A maior parte do país está numa situação que exige cuidados, com nível moderado a alto da pandemia. Essa é uma queda comparada com o período mais crítico, em março. Mas ainda temos preocupações que devem ser levadas a sério”, falou Carlos Machado, pesquisador da Fiocruz e um dos autores do Observatório.

Publicidade