saude   / Saúde pós-covid

Covid x exercícios: médico comenta impactos da covid-19 no desemprenho em atividades físicas

O Dr. João Branco, médico endocrinologista, esclareceu dúvidas sobre o retorno das atividades após a recuperação da covid

Viva Saúde Publicado sexta 11 junho, 2021

O Dr. João Branco, médico endocrinologista, esclareceu dúvidas sobre o retorno das atividades após a recuperação da covid
Médico comentou as dificuldades de pessoas que contraíram a covid-19 a voltar a praticar exercícios físicos - Freepik

Embora a covid-19 grave acometa muito mais idosos, imunossuprimidos e pessoas com doenças crônicas, estudos mostraram que pessoas com hábitos saudáveis e até atletas podem sofrer com sintomas graves da doença. A explicação para isso pode ser encontrada na pré-disposição genética e até no tipo sanguíneo do paciente, que pode ficar mais suscetível ao tipo grave da covid mesmo sendo jovem sem comorbidades. 

Muitas pessoas que tem o costume de praticar exercícios físicos e contraem a covid-19 precisam interromper a prática para se recuperar da doença e mesmo após estarem recuperados se queixam de dificuldades para voltar a praticar os exercícios. Mesmo quem contraiu o tipo leve da doença relata não conseguir voltar a praticar exercícios físicos devido às sequelas deixadas pela doença. 

+ VEJA TAMBÉM: O que podemos fazer de BOM com a ansiedade desencadeada pela pandemia? Halu Gamashi comenta

O médico ortomolecular, endocrinologista, clínico de medicina desportiva, Dr. João Branco, comentou sobre o retorno das atividades físicas pós Covid-19 e destacou que a volta aos exercícios após se recuperar da doença deve ser cautelosa. 

O Dr. listou as principais sequelas apresentadas que dificultam a volta do paciente para as atividades: "Pessoas que contraíram a Covid-19 podem desenvolver uma série de sequelas e uma delas é a dificuldade de retomar as atividades físicas. As consequências físicas, como fadiga e cansaço intenso, dificultam a prática de exercícios. Outra sequela comum é a perda de memória, que também impacta na retomada da rotina". 

+ VEJA TAMBÉM: Treino completo para gastar calorias utilizando apenas um SOFÁ

Branco explicou que o estilo de vida antes da covid-19 pode ser determinante na recuperação e caso o paciente tenha hábitos saudáveis ele tem mais chances de ser recuperar para voltar a praticar exercícios: "Em contrapartida, vejo com unanimidade no meu consultório, atletas e pessoas com hábitos saudáveis que pegaram a Covid, mas tiveram sintomas leves e uma ótima recuperação. Ou seja, o estilo de vida também pode impactar na recuperação da doença.''. 

Último acesso: 23 Sep 2021 - 12:28:05 (2598).