saude   / CoronaVac

CoronaVac mostra 94,9% de eficácia contra mortes por Covid-19, em estudo realizado em Serrana; Veja mais resultados do projeto

O estudo com a vacina CoronaVac apontou, ainda, 95% de eficácia contra hospitalizações na cidade

Viva Saúde Publicado sexta 3 dezembro, 2021

O estudo com a vacina CoronaVac apontou, ainda, 95% de eficácia contra hospitalizações na cidade
Dados da CoronaVac durante estudo em Serrana - Freepik/freepik

Os olhos da população do país inteiro se voltaram para uma cidade do interior de São Paulo, por ter sido o palco de um grande estudo sobre a vacina da CoronaVac: Serrana. A história do município ganhou um marco importante com o chamado Projeto S, em que os dados da primeira análise do estudo foram divulgados nesta segunda-feira, 29 de novembro, na plataforma de preprints SSRN.

De acordo com Instituto Butantan, na pesquisa feita em Serrana, o imunizante CoronaVac - com a aplicação das duas doses - mostrou uma eficácia de 94,9% contra as mortes por Covid-19 e 95% contra hospitalizações. Em relação aos casos com sintomas, a vacina foi 80,5% eficaz.

CORONAVAC: EFICÁCIA DA VACINA EM IDOSOS

A vacinação completa foi feita por cerca de 27 mil pessoas (81,3% da população adulta e 60,9% da população urbana da cidade), em que 16% desse número de voluntários eram idosos com mais de 60 anos. E quando se trata justamente dos dados no grupo da terceira idade, os índices de eficácia da vacina também são positivos. A prevenção contra óbitos e hospitalizações foi de 96,9%. Nos casos sintomáticos, a CoronaVac teve uma eficácia de 86,4%.

+++ Estado de São Paulo reduz intervalo de dose de reforço; Veja como funciona a medida

+++ Cientista-chefe da OMS diz que Ômicron é muito transmissível. ''Precisamos estar preparados e cautelosos'' 

Durante o projeto, entre fevereiro e maio deste ano, o Instituto destaca que a maior incidência dos casos estava associada à variante Gama. Ainda, foi ressaltado que com 52% das pessoas imunizadas com as duas doses, houve um efeito de proteção com aqueles que ainda não tinham se vacinado.

Último acesso: 29 Jan 2022 - 11:06:13 (3657).