Publicidade

Você sabia? Consumir laticínios e cafeína são alguns dos hábitos que aceleram o metabolismo

Segundo estudo, mulheres que consumiram produtos lácteos de três a quatro vezes por dia perderam 70% mais gordura corporal do que aquelas que cortaram o alimento da dieta

Consumir laticínios e cafeína são alguns dos hábitos que aceleram o metabolismo – Freepik

Muitas vezes vilão para quem não consegue perder peso, o metabolismo pode ser entendido como a quantidade de calorias que o organismo consome para cumprir determinados papéis, como o simples ato de respirar. 

Publicidade

Não conseguir emagrecer pode sim estar ligado a um metabolismo mais lento, mas algumas medidas simples podem acelerar a função metabólica do organismo, fazendo com que o corpo gaste mais calorias para realizar as mesmas atividades. 

Por exemplo, a musculação aumenta a queima de calorias, mesmo horas após o treino. Por isso, esse tipo de exercício é uma ótima opção para acelerar o metabolismo. 

+++ VEJA TAMBÉM: Comer lanches saudáveis entre as refeições controla o apetite; Nutricionista explica!

+++ VEJA TAMBÉM: Açafrão: Entre seus benefícios estão a diminuição do risco de câncer e do envelhecimento precoce

Publicidade

EXERCÍCIOS DE FORÇA 

E, quando você exercita seus músculos ao máximo, eles têm que trabalhar dobrado para se reconstruir e, com isso, queimar mais calorias. E mais: um estudo publicado no Journal of Translational Medicine revelou que as pessoas que praticam treino de alta intensidade usando pesos, ​durante intervalos curtos, aumentam a atividade metabólica. Isso faz com o que o organismo queime 452 calorias nas próximas 24 horas.

LATICÍNIOS 

Publicidade

Também, de acordo com um estudo publicado na Sociedade Americana De Nutrição, mulheres que consumiram produtos lácteos de três a quatro vezes por dia, perderam 70 % mais gordura corporal do que aquelas que cortaram o alimento da dieta. Mas como isso funciona exatamente? Queijos e leites são alimentos ricos em cálcio e queimadores de gordura, o que ajuda a manter a massa magra e o metabolismo potente. 

CAFÉ

Além disso, a cafeína aumenta a frequência cardíaca e coloca o corpo em estado de alerta, e assim, o seu metabolismo começa a queimar calorias para atender a estas demandas de energia. 

Publicidade

NÃO PULE O CAFÉ DA MANHÃ

E, pesquisas comprovam que começar o dia em jejum obriga o organismo a economizar combustível. Resultado: o gasto calórico cai e fica mais difícil eliminar as gordurinhas. Já o hábito de tomar o café da manhã acelera o metabolismo, ou seja, o organismo passa a queimar mais calorias. Animada? Pois saiba que o cereal matinal tem se mostrado um dos maiores aliados na missão de enxugar medidas. 

PIMENTA NO CARDÁPIO

Publicidade

Outra dica é incluir pimenta no cardápio, pois um estudo do American Journal of Clinical Nutrition descobriu que a pimenta vermelha pode aumentar a taxa metabólica de repouso (gasto energético médio que uma pessoa apresenta sem realizar nenhuma atividade) por cerca de 50 calorias por dia.

PEQUENOS LANCHES AO LONGO DO DIA

Para finalizar, apostar nos lanches saudáveis faz com que sua função metabólica fique sempre ativa, ajudando a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, aumentando sua energia e evitando o consumo excessivo nas refeições.