Publicidade

Como controlar seus índices de colesterol? Especialista comenta

No Dia Nacional do Combate ao Colesterol, especilista reforça a importância de manter hábitos saudáveis na rotina para controlar os índices

Como controlar seus índices de colesterol? Especialista comenta
Como controlar seus índices de colesterol? Especialista comenta – FREEPIK/senivpetro

Segundo dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, em 2022, 40% da população brasileira possui colesterol elevado. O fato pode ser atribuído, a princípio, a ausência de sintomas. Ninguém sente dor por estar com níveis acima do recomendado. Mas, isso não significa que não há riscos à saúde.

Publicidade

Colesterol e a importância dos bons hábitos

Diante deste cenário, se faz importante estimular mudanças de hábitos, de mentalidade e de estilo de vida. É o que reforça o programa VigilantesdoPeso. No Dia Nacional do Combate ao Colesterol, celebrado em 8 de agosto, especialista destaca a importância de manter os índices controlados, além de dar dicas de como fazê-lo, a partir de hábitos saudáveis sustentáveis.

“O colesterol tem um papel importante na manutenção das nossas células e na produção de hormônios, mas seu excesso na corrente sanguínea pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Existem diferentes tipos dele. O LDL, comumente conhecido como “colesterol ruim”, pode gerar acúmulo de gordura nas artérias e até mesmo levar a ataques cardíacos e derrames, por exemplo. E o HDL, o “bom”, que ajuda a diminuir a quantidade de gordura nas artérias e os riscos de doenças cardiovasculares”, diz Matheus Motta, responsável pelo VigilantesdoPeso no Brasil.

Má alimentação? Aqui, não!

A má alimentação está diretamente ligada ao aumento dos índices, já que boa parte do colesterol é produzida pelo fígado, a partir do consumo de gorduras e consumo excessivo de álcool, além de outros hábitos como fumar. Segundo especialistas, adotar hábitos de vida mais saudáveis pode auxiliar na redução de seus níveis em até 10%. Entre as medidas mais importantes, está a prática de atividades físicas que, além de fazer bem para o corpo e a mente, influencia no aumento do HDL e na diminuição do LDL.

Publicidade

A inclusão de fibras na dieta é outra aliada de peso, já que ajudam a diminuir não só os índices, mas a quantidade de colesterol absorvido pelo sangue.

 

E o ovo, é vilão ou mocinho para diminuir o colesterol?

Mas, não tem como falar em alimentação e colesterol e não pensar em ovo. Por muitos anos, seu consumo foi centro de diversas polêmicas ligadas ao colesterol, chegando até mesmo a ser apontado como o grande vilão das dietas. Graças a diversos estudos, foi comprovado que a quantidade da substância que ingerimos não tem influência sobre os níveis contabilizados por nosso corpo. O que realmente faz a diferença é o consumo de gorduras.

Publicidade