Publicidade

Comer antes de dormir pode impactar negativamente na pressão arterial, indica estudo europeu

À noite devem ser escolhidas opções leves e menos gordurosas, explicou especialista

Comer antes de dormir pode impactar negativamente na pressão arterial, diz estudo europeu – Freepik

Você tem costume de jantar tarde e após algumas “horinhas” ir dormir? Isso pode ser perigoso para sua saúde, por isso, fique alerta, essa matéria é para você! 

Publicidade

Como prova, apresentado em congresso recente da Sociedade Europeia de Cardiologia, um estudo feito com 700 adultos que analisava a relação entre as horas nas quais se consumia alimentos e os efeitos no organismo, constatou que ingerir alimentos tarde da noite gera um impacto significativo na pressão arterial.

+++ VEJA TAMBÉM: Você tem insônia? Veja como fazer essas 4 posições de yoga que te ajudam a dormir

+++ VEJA TAMBÉM: Especialista revelou o que a posição que você dorme diz sobre sua personalidade; confira

 

Publicidade

Ou seja, durante à noite, o processo fisiológico normal é a queda da pressão arterial, porém, o estudo descobriu que 24,2% dos participantes que comeram até duas horas antes de dormir não registraram uma queda adequada da pressão sanguínea. Entre os que haviam jantado mais cedo, a porcentagem foi de 14,2%.

Também, consumir alimentos antes de dormir faz com que o organismo permaneça em estado de alerta, no qual estimula a produção de hormônios de estresse, como a adrenalina e, pode alterar o ritmo circadiano, o ritmo diário do organismo. 

Ebru Ozpelit, professora de Cardiologia da Universidade de Dokuz, que apresentou o estudo, disse para o Portal Oswaldo Cruz que os resultados sugerem que a quantidade que se come é tão importante quanto o tipo de alimentos que se ingere. Por isso, à noite devem ser escolhidas opções leves e menos gordurosas, fazendo a última refeição do dia pelo menos três horas distantes do tempo de dormir. 

Publicidade