Publicidade

Com eficácia global de 90,4%, vacina da NOVAVAX pode ser produzida em grande quantidade em pouco tempo

Quanto aos sintomas a vacina foi bem tolerada, dando reações habituais de vacinação como dores temporárias no local da injeção, dor de cabeça, dores musculares e fadiga

Com eficácia global de 90,4%, vacina da NOVAVAX pode ser produzida em grande quantidade em pouco tempo – Freepik

Apesar de ter chego tarde, a vacina da empresa americana Novavax promete eficácia, facilidade de transporte e armazenamento e, produção de grandes quantidades em pouco tempo. Ficando aproximadamente no mesmo nível das vacinas da Pfizer-Biontech e da Moderna, o imunizante conta com uma eficácia global de 90,4%.

Publicidade

Especificamente, houve 90% menos casos em geral no grupo vacinado do que no grupo de não vacinados. Mais importante ainda, a vacina alcançou 100% de proteção contra casos moderados e graves.

Quanto aos sintomas a vacina foi bem tolerada, dando reações habituais de vacinação como dores temporárias no local da injeção, dor de cabeça, dores musculares e fadiga.

+++ VEJA TAMBÉM: ‘Skincare natural’: Abóbora, batata doce e frutas cítricas são capazes de melhorar a saúde e a beleza da pele
+++ VEJA TAMBÉM: Máscara de carvão ativado limpa profundamente a pele e controla a oleosidade; saiba como fazer

Diferencial

Publicidade

Esse imunizante é formado a partir de fragmentos de proteínas do vírus, especificamente os que compõem a chamada proteína spike, espécie de porta molecular que o coronavírus usa para entrar nas células. A vacina funciona de acordo com o princípio das vacinas contra a hepatite B ou tétano: o sistema imunológico reage às proteínas da vacina aplicadas no corpo.

Assim, o sistema imunológico responde às proteínas da vacina, mas a reação imunológica é muito mais rápida porque o organismo não tem que produzir primeiro as proteínas spike, ao contrário de outras vacinas, mas, ainda assim, o imunizante também demanda duas doses.

Publicidade