Publicidade

China confirma primeiro caso da cepa H10N3 da gripe aviária em humano

A Comissão Nacional de Saúde afirmou que esta cepa tem baixo risco de se espalhar em grande escala

Homem chinês foi diagnosticado com a cepa H10N3 da gripe aviária – Getty Images

A China registrou o primeiro caso da gripe aviária H10N3 em um humano e é o primeiro país do mundo a confirmar a cepa em um homem. 

Publicidade

Segundo informações confirmadas nesta terça-feira, 1, pela Comissão Nacional de Saúde do país, o paciente é um homem de 41 anos morador da província de Jiangsu, no leste do país asiático. 

Até o momento esta cepa da gripe aviária havia sido registrada apenas em animais, sendo que apenas cerca de 160 casos do vírus foram relatados em 40 anos até 2018.

+ VEJA TAMBÉM: Uruguai registra caso de ‘fungo preto’ em paciente que se recuperou da covid-19

Depois de sentir febre e outros sintomas relacionados à doença, ele foi internado no dia 28 abril e recebeu o diagnosticado de H10N3 no dia 28 de maio. Ele está estável e receberá alta do hospital em breve, de acordo com a NHS. No entanto, ainda não foram informados os detalhes sobre como o homem foi infectado com o vírus.

Publicidade

Ainda de acordo com o órgão, muitas cepas diferentes de gripe aviária estão presentes na China e algumas infectam pessoas esporadicamente, no entanto, a H10N3 causa sintomas pouco severos e tem baixo risco de se espalhar em grande escala.