Publicidade

Células de câncer de mama se desenvolvem durante o sono, diz estudo

Com os resultados do estudo, os pesquisadores esperam uma otimização tanto em exames de biópsia quanto em tratamentos

Estudo relaciona sono e células de câncer de mama
Estudo relaciona sono e células de câncer de mama – Pexels/Klaus Nielsen

O câncer de mama é um dos tipos que câncer mais comuns, e pesquisadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH), na Suiça, descobriram um ponto surpreendente em relação à doença. Os cientistas destacaram uma relação entre as células cancerígenas da enfermidade com o sono.

Publicidade

CÂNCER DE MAMA E SONO: QUAL A RELAÇÃO, SEGUNDO ESTUDO?

A pesquisa incluiu 30 mulheres com o câncer, além de modelos animais com camundongos, e foram observados diferentes níveis da ativação das células cancerígenas nos horários do dia. Com isso, os cientistas destacaram que essas células são despertadas no momento do sono. “Demonstramos que os células tumorais circulantes (CTCs) em fase de repouso são altamente propensos à metástase, enquanto os CTCs gerados durante a fase ativa são desprovidos de capacidade metastática”, destacaram os pesquisadores, no artigo.

Publicado na revista científica Nature, o estudo também destaca que as células do tumor se dividem de forma mais rápida durante o sono. “Nossa pesquisa mostra que a fuga de células cancerígenas circulantes do tumor original é controlada por hormônios como a melatonina, que determinam nossos ritmos do dia e da noite”, disse, em nota, um dos autores do estudo, Zoi Diamantopoulou.

Com essa descoberta, os pesquisadores esperam realizar mais estudos que possam otimizar os tratamentos. Ainda, os resultados da pesquisa podem influenciar, até mesmo, no momento de realizar uma biópsia, por exemplo. No artigo, os cientistas destacam que tudo isso pode fornecer uma “nova justificativa para interrogação e tratamento controlados por tempo de câncer propenso a metástases”.

Publicidade