Publicidade

Céline Dion é diagnosticada com síndrome rígida; médico explica a condição

A ‘síndrome da pessoa rígida’, condição diagnosticada na cantora Céline Dion, é bem rara; médico dá detalhes sobre a doença

Céline Dion é diagnosticada com síndrome rígida; médico explica a condição
Céline Dion é diagnosticada com síndrome rígida; médico explica a condição – Reprodução/Instagram/@celinedion

A cantora Celine Dion, de 54 anos, revelou ter um distúrbio neurológico raro chamado síndrome da pessoa rígida e acomete 70% de mulheres. A síndrome de stiff-person, popularmente conhecida como síndrome da pessoa rígida, gera uma rigidez que vai crescendo nos músculos.

Publicidade

Essa síndrome é tão rara que afeta duas pessoas em cada 1 milhão. Isso dá, no mundo todo, cerca de 16 mil portadores da doença.

O médico nutrólogo Dr. Tasso Carvalho explicou:  “O paciente com a síndrome da pessoa rígida produz anticorpos que atacam o próprio organismo”. Conforme o profissional, a cura ainda não existe, e a síndrome, muitas vezes, vem acompanhada de outras doenças.

“Existem medicamentos para aliviar os sintomas e até para tentar chegar em um “estágio” da doença, onde ela parar de evoluir para um quadro pior”, disse.

A doença é autoimune e acontece quando a produção de anticorpos se faz de maneira anormal, comprometendo o sistema nervoso. Esse problema atinge, principalmente, os quadris e extremidades, o que ocasiona espasmos na pessoa afetada pela síndrome.

Publicidade

“Hoje nós sabemos que as doenças autoimunes têm uma relação direta com o intestino, que, por ele ser um órgão linfoide, ele produz e regula essa defesa imunológica. Então, a alimentação tem um papel muito importante no cuidado com o organismo para não causar inflamações, evitar e tratar essas doenças”, finalizou.

Céline Dion faz um longo desabafo sobre problema de saúde

Recentemente, a cantora Céline Dion usou as redes sociais para abrir o coração e falar que foi diagnosticada síndrome da pessoa rígida. Ela contou que o problema de saúde afeta o seu corpo e seus movimentos. A cantora está fazendo sessões de fisioterapia, mas precisa se afastar dos palcos agora.

“Sinto muito a falta de todos vocês e mal posso esperar para estar no palco falando com vocês pessoalmente. Como vocês sabem, sempre fui um livro aberto e não estava pronta para dizer nada antes, mas estou pronta agora. Venho lidando com problemas de saúde há muito tempo e tem sido muito difícil para mim, enfrentar meus desafios e falar sobre tudo o que tenho passado. Recentemente, fui diagnosticada com um distúrbio neurológico muito raro chamado síndrome da pessoa rígida, que afeta uma pessoa em 1 milhão”, relatou.

Publicidade

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Céline Dion (@celinedion)

Publicidade