Publicidade

Casos e mortes de tuberculose aumentaram durante a pandemia, de acordo com a OMS

Relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que há muitas pessoas que estão com a doença sem ter conhecimento

Aumento de tuberculose pelo mundo – Freepik/8photo

Após anos de uma campanha mundial contra a tuberculose, o número de casos e mortes pela doença aumentou durante a pandemia da COVID-19, segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS). Apesar de ter tratamento contra a doença, muitas pessoas sequer sabem do diagnóstico correto.

Publicidade

“Este relatório confirma nossos temores de que a interrupção dos serviços essenciais de saúde devido à pandemia possa começar a desvendar anos de progresso contra a tuberculose”, comunicou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus

Conforme a OMS, cerca de 4,1 milhões de pessoas têm tuberculose sem o diagnóstico ou confirmação oficial às autoridades. Em 2019 esse número era de 2,9 milhões. O número de mortes atingiu a marca de 1,5 milhões só no ano passado, o índice mais alto desde 2017.

“Esta é uma notícia alarmante que deve servir como um alerta global para a necessidade urgente de investimentos e inovação para fechar as lacunas no diagnóstico, tratamento e cuidados para milhões de pessoas afetadas por esta doença antiga, mas evitável e tratável”, alertou Tedros.

+++ OMS aponta: tabagismo é responsável por 8 milhões de mortes em todo o mundo anualmente

Publicidade

+++ Você sabia que sinusite crônica pode causar mudanças na atividade cerebral?

Dentre os países com mais casos estão: Índia, China, Indonésia, Filipinas, Nigéria, Bangladesh e África do Sul. No Brasil, os estados que tiveram maior incidência de tuberculose em 2020 foram o Amazonas, Rio de Janeiro e Acre. Aliás, o acesso ao tratamento preventivo para a doença no mundo teve uma queda de 21% só em 2020.

SINTOMAS

Publicidade

Em vídeo no seu canal do Youtube, Drauzio Varella lista os seguintes sintomas da tuberculose:

  • Tosse por mais de duas semanas; 
  • Produção de catarro;
  • Febre;
  • Sudorese, principalmente sudorese noturna, alerta;
  • Cansaço;
  • Dor no peito;
  • Falta de apetite;
  • Emagrecimento. 

Nos casos mais avançados, pode ocorrer tosse com sangue, complementa Drauzio. Ao notar algum desses sinais, procure um médico imediatamente para ser avaliado e receber o tratamento adequado. Lembrando que a tuberculose é uma doença infectocontagiosa. 

Veja mais no vídeo abaixo:

Publicidade