saude   / Cannabis medicinal

Cannabis medicinal: Anvisa aprova oitavo medicamento com canabidiol

O produto à base de Cannabis aprovado pela Anvisa será fabricado na Colômbia e importado para o Brasil

Viva Saúde Publicado quinta 2 dezembro, 2021

O produto à base de Cannabis aprovado pela Anvisa será fabricado na Colômbia e importado para o Brasil
Produto à base de Cannabis é aprovado pela Anvisa - Freepik/jcomp

O número de produtos medicinais à base de Cannabis vem crescendo no Brasil. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou a aprovação do oitavo medicamento, nesta quarta-feira, 01 de dezembro de 2021, para a comercialização nas farmácias do país

O mais novo produto é o chamado Canabidiol Verdemed, uma solução oral que contém 23,75 mg/mL de canabidiol (CBD), com até 0,2% de tetraidrocanabinol (THC), conforme informação da Agência. A fabricação do medicamento será feita na Colômbia, e com a autorização sanitária no órgão brasileiro o Canabidiol Verdemed pronto para uso será importado.

+++ A evolução no uso do canabidiol em doenças do cérebro

+++ Cannabis medicinal e saúde mental. Entenda como estudos vêm relacionando alternativa para aliviar ansiedade e depressão

PRESCRIÇÃO DO MEDICAMENTO 

O uso e a obtenção do medicamento só será feito por meio de prescrição médica, através de uma receita da cor azul, também chamada de tipo B. “A indicação e a forma de uso do produto são de responsabilidade do médico prescritor, sendo que os pacientes devem ser orientados em detalhes sobre o uso do canabidiol”, comunicou a Anvisa. 

Ainda, o órgão ressalta que, conforme norma, quando outras alternativas terapêuticas estiverem esgotadas o canabidiol pode ser prescrito de acordo com o médico responsável. 

REGISTROS HISTÓRICOS DA CANNABIS

Um livro chinês sobre ervas escrito por volta de 2.700 a.C, o Pen Tsao, já sugeria o uso medicinal da Cannabis para fins terapêuticos. Em 2019, a Anvisa aprovou uma regulamentação para a comercialização de medicamentos à base da planta no Brasil. 

Último acesso: 29 Jan 2022 - 11:11:09 (3645).