Cannabis: Como está o processo para a sua liberação no Brasil?
O uso da planta para fins medicinais já é mais que comprovado em diversos estudos ao redor do mundo
O uso da planta para fins medicinais já é mais que comprovado em diversos estudos ao redor do mundo
Cannabis: A planta, apesar de ter vários atributos, ainda é um tabu em vários países, e isso inclui o Brasil.
Conhecida por outros nomes e apelidos, essa planta pode ser usada tanto para o fim recreativo quanto no medicinal (com tratamentos de eficácia comprovada), mas ainda é proibida no país.
A ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, em 2014, aprovou várias regras que facilitam a importação de medicamentos que tem na sua base o cannabidiol, base que é usada para tratamentos, como convulsões, por exemplo.
Apesar disso, ainda é de difícil acesso e, principalmente, custoso, para que pessoas que precisam do remédio com essa base, terem acesso no país. Muitos, inclusive, entram na Justiça para terem o medicamento à custo do Sistema Único de Saúde.
Outro ponto que afasta, de certa forma, esses medicamentos dos pacientes é que o plantio e cultivo da planta, mesmo que para uso totalmente medicinal, é proibido, podendo sofrer retaliações e ser processado por porte e cultivo de drogas.
Há vários projetos de lei nas instâncias, como no Congresso, por exemplo, que visam flexibilizar o uso medicinal da Cannabis, mas as discussões são, muitas das vezes, levada como um fator de segurança pública ao invés como fator de saúde, uma vez que é comprovado a sua eficácia para diversas doenças.