Publicidade
Raquel Penha e Silva preparou uma receita que vai deixar seu Halloween muito mais docinho — e saudável! – Divulgação

O Dia das Bruxas está chegando. Já aprontou sua fantasia? A decoração? O que não pode faltar é uma comidinha, certo? Sem fugir dos doces, você pode apostar em receitinhas que vão agradar o paladar ao mesmo tempo que são saudáveis, como o bombom de abóbora com chocolate.

Publicidade

“A abóbora é um vegetal de baixo teor de açúcar e combina bastante com o Halloween”, afirma a nutricionista Raquel Penha e Silva. O dulçor do açúcar de coco combinado com a abóbora e o chocolate 70% cacau deixa a receita ainda mais deliciosa. Estes bombons são perfeitos para começar a festa; faça já! 

Bombom de abóbora com chocolate 

Rendimento: 20 a 30 docinhos 
Tempo de preparo: 2h30 a três horas 

Ingredientes
800 gramas de abóbora seca (própria para doce)
100 gramas de açúcar de coco
150 ml de água
3 a 4 cravos (opcional)
3 colheres de sopa de coco ralado
200 gramas de chocolate 70% cacau

Publicidade

Modo de preparo
Em uma panela grande, coloque a abóbora descascada e cortada em cubos, o açúcar, a água e os cravos.

Deixe cozinhar por 30 minutos, mexendo, às vezes, até secar a água. Apague o fogo e adicione o coco ralado. Misture bem.

Coloque em um prato e leve ao freezer por duas horas.

Publicidade

Derreta o chocolate em banho maria ou no micro-ondas e reserve. Retire o doce do freezer e faça bolinhas, como se fossem brigadeiros, não precisa untar as mãos.

Espete o bombom na pontinha de um garfo e com a ajuda de uma colher de sopa cubra-o com o chocolate derretido.

Coloque os bombons em papel manteiga, para não grudar, e leve ao freezer novamente por 10 a 15 minutos.

Publicidade

É o tempo do chocolate endurecer e dar forma e estrutura ao bombom. Retire e coloque em um prato “assustador”.

Sirva. 

Delícia, não?

Publicidade

Raquel Penha e Silva, nutricionista, ensina receita especial para o Halloween


Ter uma vida saudável é o desejo de muitas pessoas, mas o açúcar e tantos outros produtos que não fazem bem ao corpo às vezes deixam essa missão mais complicada. A boa notícia é que, a partir de hoje, a coluna VIVA NUTRIÇÃO entra no ar para mudar essa realidade.

Todas as quintas-feiras, publicaremos receitas exclusivas e dicas incríveis de nutricionistas que farão a diferença no dia a dia.

*Raquel Penha e Silva, nutricionista da ON, centro integrado de evolução corporal (CRN3 23966) Graduada em Nutrição (2008), pela Faculdade de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo (USP), fez pós-graduação em Qualidade de Alimentos, pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos (CBES-SP), com atualização em Nutrição Clínica, pelo Instituto Racine. Atua em consultório há oito anos, atendendo tenistas, corredores e jogadoras do vôlei feminino, como Camila Mesquita, que joga pela equipe do Minas Tênis Clube, além de atletas do time do Bradesco. “Além dos esportistas, trabalho com homens, mulheres e crianças, praticantes de atividade física, que buscam mudanças no estilo de vida, melhora na composição corporal, e que querem fazer prevenção e tratamento doenças crônicas e metabólicas”, comenta.