saude   / Energia

Café da manhã: Mamão, ovos e tapioca estão entre os alimentos que dão disposição para começar o dia

Criar o hábito de comer nesse período pode auxiliar no seu desempenho diário

VIVA SAÚDE Publicado quinta 26 novembro, 2020

Criar o hábito de comer nesse período pode auxiliar no seu desempenho diário
Mamão, ovos e tapioca estão entre os alimentos que dão disposição para começar o dia - Freepik

O desjejum é uma das refeições mais importantes do dia, sabia?

Mesmo assim, há pessoas que não se alimentam na parte da manhã, seja pela pressa ou simplesmente por querer!

Mas, é fato que criar o hábito de comer nesse período pode auxiliar no seu desempenho no resto do dia e ainda evitar que você sinta mais fome entre uma refeição ou outra.

No entanto, quem procura ter uma alimentação saudável muitas vezes tem dificuldade de pensar no café da manhã. É preciso substituir os alimentos certos para evitar de comer o que não deveria. Sabemos que é difícil abrir mão do pão francês e dos bolos, mas há sempre uma maneira de tomar uma café da manhã equilibrado, reforçado e leve, que garante nutrientes e benefícios para a sua saúde.

Por isso, confira algumas opções de alimentos para o café da manhã:

+++ VEJA TAMBÉM: Com seus diversos benefícios, feijão pode ser um grande aliado do emagrecimento e pode ser ingerido no jantar
+++ VEJA TAMBÉM: Ricota é uma ótima opção - com pouco sódio tem maior concentração de proteínas que os queijos

Tapioca

A tapioca é rica em amido, uma fonte de carboidratos mais saudável e que dá energia às células do seu corpo. Também é uma boa opção para quem deseja fugir do glúten. Você pode preparar a tapioca e rechear com algo leve, como um queijo branco tipo ricota fresca.

Manteiga de amendoim

A manteiga de amendoim pode deixar seu café da manhã mais saudável, se for consumida com moderação. É uma excelente fonte de energia, estabiliza os níveis de açúcar no sangue e ajuda a manter a saciedade por mais tempo. Você pode consumir uma pequena quantidade com torradas ou pães integrais. Dica: opte pelas versões orgânicas e sem açúcar.


Banana
A banana é uma excelente fruta para se ter em um café da manhã saudável. Ela pode ser consumida no pré-treino da academia, pois seu alto nível de potássio auxilia na saúde dos nervos e previne o surgimento de cãibras. Ela pode ser consumida sozinha ou, se preferir, com cereais e iogurte natural.


Iogurte
Rico em cálcio e proteína, o iogurte pode compor muito bem o seu café da manhã. Também possui vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do corpo. Procure consumir as versões mais saudáveis, sem açúcar ou conservantes, acompanhado de frutas e aveia.


Carboidratos complexos
Pão integral, aveia e granola compõem os chamados "carboidratos complexos". A vantagem de se consumir esses alimentos no café da manhã é que eles liberam glicose na corrente sanguínea de forma muito mais gradual, evitando picos de açúcar no sangue. Eles possuem mais fibras, que corroboram para uma saciedade maior e o melhor funcionamento do intestino. Ah, mas é muito importante beber bastante água em uma dieta composta por alimentos integrais, para que tudo funcione direitinho!


Mamão
Leve e saboroso, o mamão é uma opção completa para o café da manhã. É fonte de fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino e reduz o colesterol. Você pode consumir metade de um mamão para garantir a quantidade de fibras e vitamina C que a fruta possui. Quer aumentar a saciedade? Experimente salpicar sementes de chia por cima do mamão!

Legal, né? Agora não tem desculpa para não comer saudável no café da manhã! Com essas opções você começa o seu dia com energia, com equilíbrio e com saúde!

Último acesso: 26 Oct 2021 - 01:30:52 (926).