Você sabia que saúde bucal e alimentação saudável andam lado a lado quando o assunto é dentes fortes?
Seja para deixar o sorriso mais limpo, branco, evitar maiores problemas e doenças, ou, até mesmo, melhorar o hálito, tudo o que comemos está diretamente ligado às práticas habituais de higiene. O consumo de algumas comidas, por exemplo, tem bastante relação com a prevenção e com a causa da temida cárie.
+++ Posso doar após tomar a vacina da Covid-19? Especialista responde dúvidas sobre a doação de sangue em tempos de pandemia
+++ Variante Lambda: saiba porquê a capa que circula na América do Sul está preocupando a OMS
Então, vamos começar a cuidar melhor dos nossos dentes com a alimentação? A nutricionista Tatiana Zanin citou no canal de Youtube ‘Tua Saúde’ quais alimentos previnem as cáries e quais devem ser evitados! Confira:
Para prevenção:
Alimentos fibrosos
Consumir alimentos ricos em fibra mantém o fluxo de saliva que ajuda a criar defesas minerais contra a cárie. Os frutos secos como as tâmaras, as passas e os figos, e as frutas frescas como as bananas, as maçãs e as laranjas, são boas fontes de fibra. Outras opções são alface, pepino, os grãos, as couves-de-bruxelas e as ervilhas, bem como o amendoim, as amêndoas e o farelo de trigo.
Proteínas e lacticínios
O cálcio é um ingrediente fundamental para prevenir a cárie, especialmente nas crianças. Os lacticínios são uma fonte maravilhosa do mineral, que se encontra no leite, iogurte e queijo. Outras opções são atum e ovo cozido.
Para evitar:
Doces
De fato, cada vez que consumimos guloseimas, o açúcar fica nos dentes vinte minutos depois de ser ingerido. Também, a nutricionista explicou que comer doces, principalmente em momentos isolados, pode fazer muito mal aos dentes, por isso, sempre opte consumi-los após alguma refeição. Ah, e não se esqueça de escovar os dentes depois, é claro!
Refrigerantes, sucos e isotônicos
Tudo que é ácido, como essas bebidas, fragilizam os dentes, ajudando a produzir as cáries.
Alimentos pegajosos
“Pães, macarrão, balas, uva passa, pêssego em calda, ameixa, todos esses alimentos que ficam grudados no dente, mesmo que alguns sejam saudáveis, eu indico sempre, após comer, que os dentes sejam higienizados”, explicou a profissional.
Dica: Quando você quiser seguir uma dieta saudável, que seja boa para seus dentes e para o resto do seu corpo, tente de ser fiel à pirâmide alimentar. Ela está estruturada para oferecer alimentos saudáveis de todos os grupos alimentares necessários durante o dia.