saude   / Se sinta leve

Bem-estar! Veja 5 remédios caseiros para aliviar os sintomas do refluxo gastroesofágico

A camomila é um calmante natural que ajuda no tratamento de problemas no estômago; veja mais

VIVA SAÚDE Publicado segunda 14 setembro, 2020

A camomila é um calmante natural que ajuda no tratamento de problemas no estômago; veja mais
Veja 5 remédios caseiros para aliviar os sintomas do refluxo gastroesofágico - Freepik

A Federação Brasileira de Gastroenterologia realizou o maior e mais recente mapeamento sobre o impacto do refluxo gastroesofágico na população brasileira. O resultado mostrou um quadro alarmante: 51% dos participantes da pesquisa afirmaram sofrer com o refluxo semanalmente, além de outros sintomas como a azia e a pirose (queimação) -- que também podem ser indícios do problema.

O incômodo ocorre quando o líquido ácido do estômago sobe para o esôfago e segue em direção à boca, causando sensação de dor e queimação, principalmente após as refeições.

Para aliviar esses desconfortos durante as crises, alguns remédios caseiros podem ser bem úteis. No entanto, estes medicamentos não devem substituir as indicações do médico, sendo ideal utilizá-los apenas para complementar o tratamento indicado.

+++ VEJA TAMBÉM: Saiba como se proteger do vilão do sistema respiratório: o tempo seco!
+++ VEJA TAMBÉM: Ansiedade: especialista indica quando passa a ser ideal tratar o transtorno com remédios  


Por isso, a nutricionista Tatiana Zanin mostrou para o Portal Tua Saúde, cinco remédios facilmente achados em casa que aliviam o problema. Confira:

1. Água com limão

A água com limão é um remédio natural antigo muito utilizado para aliviar a azia e o desconforto do refluxo, já que, em algumas pessoas, tem o poder de alcalinizar o ácido gástrico e funcionar como um antiácido natural.

No entanto, vários estudos também identificaram que pode piorar os sintomas em algumas pessoas. Assim, o ideal é que se experimente e, caso os sintomas piorem, se opte por outras opções.

Para fazer este remédio natural, normalmente adiciona-se uma colher de sopa de suco de limão a um copo de água morna. Esta mistura pode ser bebida até 30 minutos antes das refeições.
 
2. Chá de gengibre


Além de todas as suas propriedades, o gengibre também é muito eficaz para melhorar a digestão porque estimula o sistema digestivo a produzir mais enzimas e diminui o tempo que o alimento fica no estômago, evitando o refluxo. 

Devido ao seu conteúdo em compostos fenólicos, o alimento também pode ser excelente para aliviar a irritação gástrica, diminuindo as chances de o ácido gástrico subir para o esôfago. Porém, ainda são necessários mais estudos para comprovar este efeito.

Para usar o gengibre e aliviar o refluxo pode-se adicionar 4 a 5 rodelas ou 2 colheres de sopa de raspas de gengibre em um litro de água gelada e beber ao longo do dia, por exemplo.
 
3. Bicarbonato de sódio


O bicarbonato de sódio é um sal alcalinizante natural que pode ser usado para diminuir a acidez do estômago em momentos de crise. De fato, o bicarbonato é até utilizado em alguns remédios antiácidos vendidos na farmácia, sendo uma ótima opção caseira.

Para usar o bicarbonato, deve-se misturar 1 colher de chá do pó em 250 ml de água e beber, pelo menos, metade da mistura para obter o efeito desejado.


4. Chá de camomila 
A camomila é um calmante natural que ajuda no tratamento de problemas no estômago, a controlar a má digestão e a tratar as úlceras no estômago. Para ajudar a tratar o refluxo, é recomendado tomar 2 a 3 xícaras de chá por dia.


5. Suco de babosa
A babosa tem propriedades calmantes que ajudam a diminuir a dor e a queimação provocadas pelo refluxo, sendo útil também no tratamento da gastrite.

Para preparar este suco basta deve-se abrir duas folhas de babosa e retirar toda a sua polpa, descascar meia maçã e adicionar, junto com um pouco de água, num liquidificador e bater bem.

Último acesso: 23 Sep 2021 - 11:25:21 (321).