saude   / Não exagere na cerveja

Barriguinha de cerveja: entenda por que a gordura visceral é mais perigosa do que você imagina

Entenda também como a barriga de cerveja se forma e por que é tão difícil de eliminá-la

Viva Saúde Publicado terça 17 agosto, 2021

Entenda também como a barriga de cerveja se forma e por que é tão difícil de eliminá-la
Entenda o motivo para se preocupar com a famosa barriga de cerveja - Freepik/ wayhomestudio

Não é difícil encontrar por aí pessoas com a famosa saliência na barriga. Essa característica na maioria das vezes é causada pelo excesso no consumo de cerveja e é mais perigosa do que parece.

A famosa barriguinha de chopp é comum especialmente em homens acima dos 40 anos, no entanto, o que pode parecer apenas uma consequência inofensiva do excesso no consumo de cerveja, é um sinal de que a saúde vai mal. 

Isso porquê a gordura visceral, como é conhecida no meio médico, está localizada mais próxima dos órgãos vitais e é mais associada a doenças como diabetes, hipertensão, demência e doenças ósseas. Por mais que pareça menos grave do que realmente é, a gordura concentrada no abdome é mais perigosa do que a obesidade, embora as duas condições sejam preocupantes. 

+++ Fatores emocionais podem potencializar dores no corpo, especialmente nos ombros e pescoço

Mais preocupante do que obesidade

Um estudo realizado pela Clínica Mayo, nos Estados Unidos avaliou a saúde de 12.785 pessoas com 18 anos ou mais e chegou em um resultado surpreendente: indivíduos com acúmulo de gordura na barriga -- ou seja, com a famosa barriga de chopp -- correm mais risco de morrer por doenças cardiovasculares do que pessoas com obesidade.

Além disso, embora uma latinha (350ml) comum tenha em média 150 calorias, a cerveja é um álcool muito fácil de exagerar se compararmos com destilados e outras bebidas alcoólicas. Por isso, é comum que uma pessoa só ingira muito mais do que apenas uma latinha durante um festa com amigos, por exemplo. Sem contar que cerveja abre o apetite e geralmente é consumida acompanhada de petiscos gordurosos. 

+++ Especialista alerta para riscos de novo desafio que está bombando no Tiktok

Como a barriguinha de cerveja se forma?

Não é novidade para ninguém que, quando você ingere mais calorias do que queima, o excesso de calorias é armazenado como gordura. Mas por que a cerveja causa o concentra o acúmulo de gordura na barriga? Na verdade, não é exatamente a cerveja que causa esse acúmulo concentrado em apenas um só lugar. O local onde seu corpo armazena essa gordura é determinado em parte por sua idade, sexo e hormônios.

Homens e mulheres começam com padrões semelhantes de armazenamento de gordura, mas a puberdade muda isso. As mulheres têm mais gordura subcutânea (o tipo sob a pele) do que os homens, então essas calorias extras de gordura tendem a se depositar em seus braços, coxas e nádegas, bem como em sua barriga. Como os homens têm menos gordura subcutânea, eles armazenam mais na barriga.

 

 

 

 

Último acesso: 03 Dec 2021 - 20:10:14 (3119).