saude   / Desafio do Tiktok

Especialista alerta para riscos de novo desafio que está bombando no Tiktok

Tiktokers estão passando mal depois de comer mel ou caramelo congelados

Sara Magalhães Publicado quinta 12 agosto, 2021

Tiktokers estão passando mal depois de comer mel ou caramelo congelados
Entenda por que novo desafio do Tiktok é prejudicial à saúde - Reprodução/ Tiktok/ daveyrz

Hora ou outra novas tendências e desafios malucos surgem nas redes sociais e bombam entre jovens. Este é o caso de um novo desafio em vídeo que já foi reproduzido milhares de vezes e está sendo imitado no Tiktok, mas que pode provocar complicações à saúde. 

Comer mel congelado é a nova tendência entre jovens na plataforma de vídeos curtos. Em alguns casos, os tiktokers dispensam o mel e preparam uma solução com refrigerante ou outras bebidas açucaradas. Para realizar o desafio, a bebida é fervida até evaporar o líquido e sobrar apenas uma pasta, eles acrescentam mais açúcar, congelam e comem o líquido denso e gelatinoso. 

+++ MITO ou VERDADE sobre flacidez no rosto e no corpo: especialistas desmistificam 16 teorias sobre o problema e explicam como minimizá-lo

Alguns jovens que realizaram o desafio relatam ter sentido mal-estar depois de ingerir a "pasta". As principais reclamações envolvem dores no estômago, vômitos e diarreias. A fim de entender os riscos do novo desafio, a Viva Saúde conversou com a nutricionista clínica e esportiva Renata Pigliasco Branco, que explicou os principais efeitos colaterais da prática. 

Ela esclareceu que o mel não é inimigo da alimentação, no entanto, embora seja uma substância natural, ele não deve ser consumido em excesso: "O mel é fonte de vitaminas e minerais, flavonoides e ácidos fenólicos, mas não é que pelo fato de ter esses nutrientes que devemos ingerir à vontade".

+++ Seu filho tem ''medo'' da comida? Entenda como lidar com a neofobia alimentar infantil

"Devemos considerá-lo como um açúcar e deve ter quantidade certa para ser ingerido. Em excesso, pode trazer malefícios como risco de diabetes, aumento de triglicerídeos, aumento do risco cardiovascular e aumento de peso. E se aquecido, perde todo seu potencial nutritivo", explicou a profissional. 

Último acesso: 29 Jan 2022 - 11:15:59 (3094).