Atriz de ‘Vai na Fé’ fala sobre alopecia de personagem: “Sofrida secretamente por milhares”
A personagem Marlene, de Vai na Fé, emocionou o público ao revelar o diagnóstico de alopecia; a atriz Elisa Lucinda falou sobre o assunto

A personagem Marlene, de Vai na Fé, emocionou o público ao revelar o diagnóstico de alopecia; a atriz Elisa Lucinda falou sobre o assunto
Quem acompanha a novela das 7 da Globo, Vai na Fé, sabe que a trama vem tratando de um tema muito importante: alopecia. A doença é retratada na personagem Marlene, interpretada por Elisa Lucinda, que é mãe da personagem principal, Sol (Sheron Menezzes).
Marlene usava perucas e, recentemente, o motivo foi revelado: a personagem sofre com alopecia, mas tem vergonha da condição. Para a Quem, Elisa falou sobre a importância de falar abertamente sobre o assunto.
“A Marlene esconde a alopecia, doença que provoca queda capilar em tufos de áreas da cabeça e que, embora comum e popular, é sofrida secretamente por milhares de pessoas”.
Ela disse que, infelizmente, as mulheres negras são as que mais sofrem com a doença, já que há o histórico de uso de alisamento e outros produtos químicos nos cabelos.
“Mulheres negras são as maiores vítimas, uma vez que, além de causas emocionais, a doença se dá também por um histórico de uso permanente de lenços por anos, alisamentos por meio de ferro e pente quentes, uso de soda cáustica e outros ácidos corrosivos presentes em muitas pastas alisantes, incluído as misturas para ‘relaxar’ os fios ou o uso intermitente de perucas, laces ou tranças extremamente apertadas”, acrescentou.
“A palavra ‘alopecia’ não é popular, porém a doença é. Na novela, trazemos uma experiência arquetípica de uma cabeça ferida. Marlene é mais uma que esconde estes desertos capilares e têm vergonha que saibam ou vejam”, concluiu.