Publicidade

Após estresse, Luisa Mell sofre convulsão. Existe relação entre as duas condições?

A ativista Luisa Mell fez um triste relato sobre sua saúde, após sofrer convulsão: “Não posso me matar desse jeito”

A ativista Luisa Mell sofreu com convulsão
A ativista Luisa Mell sofreu com convulsão – Instagram/luisamell

Há anos resgatando e cuidando de animais, a ativista Luisa Mell sofreu uma convulsão na quarta-feira, 11. Ao compartilhar o ocorrido nos stories de seu Instagram, Luisa aparaceu em uma cama de hospital, informando internação por conta de quadro de saúde. “Caí no show, bati as minhas costas”, relatou a ativista. “Não sabem ainda o que é, mas também é muito estresse, gente. Não sei se consigo viver assim, todo mês implorando”.

Publicidade

Sem conseguir conter as lagrimas, Luisa fez um triste desabafo sobre momento difícil que está passando: “O Brasil inteiro me pede para salvar cachorro. Quando não salvo, falam que sou uma farsa. Não aguento mais”. Com um tom de voz angustiante, a ativista da ONG Instituto Luisa Mell relatou que sua saúde não pode continuar dessa maneira: “Não posso me matar desse jeito”.

ESTRESSE PODE CAUSAR CONVULSÃO?

Após o problema de saúde, Luisa Mell recebeu alta na quinta-feira, 12. “Os exames não mostraram nada preocupante e o plano agora é descansar e recuperar as energias”. Mas, uma das questões que pode surgir é: o estresse pode desencadear uma convulsão? Segundo o neurocientista Dr. Fernando Gomes, a resposta é de que o estresse pode provocar esse quadro, combinado com outros fatores, como “privação de sono, ansiedade, alteração dos níveis de glicose, sais minerais e oxigênio no sangue, febre ou intoxicações”.

+++ Saúde mental do idoso enfrenta desafios provocados pela covid-19

+++ Crise de ansiedade coletiva: condição é um problema comum? Entenda

Publicidade

Conforme Gomes, também neurocirurgião do Hospital das Clínicas de São Paulo, a convulsão é caracterizada por movimentos musculares que são involuntários e repetitivos. “Ocorre devido atividade elétrica excessiva e anormal no córtex cerebral”, explica o médico. O problema pode causar “perda de consciência, queda ao solo e liberação esfincteriana com eliminação de urina e fezes”.

A ativista Luisa Mell sofreu com convulsão

A ativista Luisa Mell sofreu com convulsão – Instagram/luisamell