Acabaram as férias, e agora? Saiba como voltar à rotina após o relaxamento
Dar um descanso nas atividades é necessário, mas é preciso voltar à rotina para que os excessos não prejudiquem a saúde

Dar um descanso nas atividades é necessário, mas é preciso voltar à rotina para que os excessos não prejudiquem a saúde
Retomar as atividades cotidianas após as confraternizações de Natal, Ano Novo e o período de recesso ou férias que muitos tiram nessa época não é uma tarefa simples. Neste período, muitos deixam os treinos de lado, e pior, abusam da má alimentação e do consumo de bebidas alcóolicas. Essa ingestão descontrolada, traz consigo consequências, como sobrecarga de alguns órgãos e a alteração do metabolismo corpóreo.
O Dr. Guilherme Corradi, médico do esporte e pós-graduado em Lifestyle Medicine, fala sobre as “sequelas” que este período pode deixar.
Para Corradi, o ideal é que mesmo em momentos festivos ou de relaxamento, as pessoas consigam manter seus hábitos de forma mais saudável possível. “A alimentação em excesso causa má digestão, azia e, claro, aumento de peso. Já o consumo abusivo do álcool é responsável por doenças como esteatose hepática, cirrose hepática e pancreatite, além de ser responsável por grande parte dos atos de violência e de acidentes”, explica o médico.
HIDRATAÇÃO
Outro ponto que é importante e que requer muito cuidado é a hidratação. A estação mais quente do ano exige a ingestão de muito líquido. “Para uma hidratação normal, a conta é 35 ml de água para cada quilo de peso. Mas se você está praticando exercícios, é preciso repor líquido. Eu indico aos meus pacientes, pelo menos, 400 ml antes do treino e de 600 ml a 1 litro depois”, acrescenta o médico.
+++ ‘Chás da Imunidade’: quatro receitas caseiras para fortalecer a sua saúde
ALIMENTAÇÃO
Estabilizar a boa alimentação também é fundamental na volta à rotina. A ingestão de alimentos como cereais, sementes e frutas ajudam na limpeza do organismo, trazem mais saciedade e melhoram o funcionamento do intestino.
TREINOS PELA MANHÃ
Depois de uma temporada desregrada, o especialista aconselha voltar aos treinos pela manhã, pois essa atitude acelera o metabolismo pelo resto do dia e faz com que as endorfinas felizes fluam e rendam mais. “O retorno não precisa ser abrupto, podemos voltar a malhar em dias alternados, assim evitamos um cansaço excessivo e o corpo vai voltando ao ritmo automaticamente”, aconselha o profissional.
ATENÇÃO À CIRCULAÇÃO DE AR
O médico ainda ressalta a importância de manter a temperatura do corpo estabilizada, principalmente no verão. “É preferível que os treinos sejam feitos em lugares refrigerados ou em áreas abertas como praias e parques, pois como esses locais têm uma circulação de ar maior, assim evitamos a transpiração em excesso e uma futura desidratação” finaliza o Dr. Guilherme Corradi.
Sobre Dr. Guilherme Corradi
Dr. Guilherme Corradi – CRM-SP 133564, RQE: 62929. Especialista em Medicina do Esporte. Pós-graduado em Lifestyle Medicine (Medicina do Estilo de Vida). Membro titular da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, da FIMS-International Federation of Sports Medicine e da ELMO – European Lifestyle Medicine Organization.
Possui protocolos voltados para ganho de massa muscular e emagrecimento. Na sua clínica própria em São Paulo, atende diversas personalidades famosas.