Você já deve ter ouvido que evitar picos de insulina – hormônio que favorece os estoques de gordura – é importante para a sua saúde porque diminui o risco de desenvolver a diabetes e também a circunferência abdominal, que estudos ligam a um maior risco de doenças cardíacas.
E o que dispara esse processo é o alto consumo de carboidratos, que, no sangue, viram açúcar. Para a nossa sorte, existem alguns alimentos que podem conter rapidamente os níveis do ingrediente doce na corrente sanguínea.
O abacate, por exemplo, é uma ótima fonte de gordura boa e, consequentemente, tem muitas calorias (160 em 100 gramas). No entanto, é uma grande aliada do emagrecimento.
+++ VEJA TAMBÉM: Alimentação eco-friendly: faz bem para você e para o planeta; Saiba mais
+++ VEJA TAMBÉM: Foco na dieta! Veja alguns alimentos com glúten que precisa tomar cuidado
Formada basicamente de ácido oleico (a mesma substância anti-inflamatória do azeite de oliva), a gordura do abacate reduz o risco de síndrome metabólica – desordem capaz de desencadear diabetes e obesidade.
OVO
Além disso, o ovo é uma excelente fonte de proteína, gorduras saudáveis e vitaminas (B12 e D). Não por acaso, ele é um dos favoritos na lista de supermercado de quem quer emagrecer – basta consumir com moderação. Por ser facilmente digerido pelo organismo, ele regula a sacarose e segura os níveis de açúcar, além de dar saciedade.
BRÓCOLIS
Também, o brócolis é uma boa fonte de fibras, que são a chave para a manutenção dos níveis saudáveis de açúcar no sangue. Ele possui fibras solúveis que são responsáveis por formar uma mistura de de consistência viscosa ao ser digerida, proporcionando uma sensação de saciedade prolongada e que regula a velocidade da passagem do bolo alimentar durante todo o processo de digestão.
CHIA
E, a chia, originária do México, possui alto valor nutricional e virou figurinha carimbada entre os ingredientes de receitas saudáveis. Ela é fonte de proteínas, fibras, ômegas 3 e 6, antioxidantes, vitaminas e minerais, como cálcio, magnésio e ferro.
Não à toa, é capaz de ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares e osteoporose, além de melhorar o funcionamento intestinal e colaborar com o controle da glicemia.