Publicidade

Felicidade na veia: Aprender a dizer “não” é um dos hábitos para ser uma pessoa mais feliz

Mostrar gratidão é uma forma de reconhecer e lembrar tudo o que você possui

Felicidade na veia: Aprender a dizer “não” é um dos hábitos para ser uma pessoa mais feliz – Pexels

Todos temos interesse ​​em saber quais são os hábitos necessários para ser uma pessoa feliz, não é mesmo?

Publicidade

A felicidade é um estado de bem-estar em todos os aspectos da vida, muito desejado por todos! Mas será que ela é algo difícil de se alcançar? 

De uma forma geral, todas as pessoas conhecem uma série de hábitos que influenciam positivamente na qualidade de vida e no bem-estar emocional: a prática regular de exercício físico, uma alimentação saudável e equilibrada e o convívio social são alguns deles.

+++ VEJA TAMBÉM: Você conhece a positividade tóxica? Saiba como reconhecer frases e atitudes que parecem ser boas, mas não são

+++ VEJA TAMBÉM: ‘Sou o perdão em ação’! Nove mentalizações para começar a semana em paz — com você e com o Universo

Publicidade

No entanto, cultivar a felicidade também requer uma mudança de mentalidade quanto à forma como as coisas que acontecem são percebidas e interpretadas.

GRATIDÃO

Em primeiro lugar, mostrar gratidão é uma forma de reconhecer e lembrar tudo o que você possui, sejam objetos materiais, pessoas ou qualidades. Um exercício simples é escrever em um pedaço de papel cinco coisas que te ajudam a crescer a cada dia e colocá-lo em um lugar visível.

Publicidade

PAZ

Também, esteja em paz consigo mesmo e com os outros. As emoções negativas, tais como rancor e desconfiança, são um peso que dificulta adotar uma nova perspectiva.

PERDÃO

Publicidade

Por outro lado, o perdão é terapêutico e libertador. Significa que a pessoa foi capaz de curar as suas feridas e iniciar uma nova etapa sem amarras ou limitações. Não importa quantos erros tenham sido cometidos, todos merecemos perdoar e ser perdoados.

HOBBIES

E, reservar um tempo para os hobbies não é apenas uma forma de desconexão mental, como também uma forma de se realizar e de se sentir confortável consigo mesmo.

Publicidade

Para ter tempo suficiente, é conveniente se organizar e estabelecer um horário para as tarefas que devem ser realizadas durante o dia. Dessa forma, busca-se evitar a perda de tempo e as horas ociosas.

DIGA “NÃO”!

Muitas vezes, a vontade de ajudar os outros é confundida com subordinar as próprias necessidades aos desejos e caprichos dos outros. Não há nada de errado com ajudar, de fato, é benéfico criar vínculos fortes. O problema surge quando não conseguimos estabelecer limites entre nós mesmos e as outras pessoas.

Esse espaço é uma forma de não depender dos outros e de reforçar o nosso valor como pessoas únicas e individuais. Para isso, é preciso aprender a dizer não de forma assertiva quando os desejos dos outros interferirem com os nossos.

PERCA O MEDO DA MUDANÇA  

Também, esse é um importante segredo para ser feliz. Na maioria das vezes, mesmo que a situação atual seja como o inferno, muitas pessoas se recusam a ceder.

Elas sabem que não estão confortáveis onde estão, mas temem as novas coisas ainda mais do que as atuais – mesmo quando elas não são boas.

ABRA MÃO DO CONTROLE

Embora muitas pessoas queiram ter o poder de controlar a forma como andam as suas vidas, e talvez até mesmo como a vida dos outros funciona, nem tudo pode ser controlado. 

Ao reconhecer que certas coisas e eventos estão fora de seu controle, começa-se a aceitar melhor aquilo que a vida dá: coisas para ser feliz!

PARE DE RECLAMAR

Além disso, essa é outra regra importante para quem quer descobrir como ser feliz. Pessoas que reclamam constantemente não apenas arruínam a sua própria felicidade, mas também a felicidade dos outros.

A única coisa que pode ser controlada é a reação aos acontecimentos infelizes. Uma das melhores coisas para se fazer é parar de reclamar, e começar a olhar para os problemas com uma nova visão e, com sentido de oportunidade.